Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

O DIÁRIO REFLEXIVO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO PIBID

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

Este estudo investiga teoricamente o potencial do diário reflexivo como instrumento para a formação inicial crítica de professores de língua inglesa, no contexto do subprojeto “Tecendo Saberes: Caminhos para o ensino contemporâneo de língua inglesa”, parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e realizado no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). O diário reflexivo é destacado como um meio eficaz para o desenvolvimento de competências docentes, promovendo uma postura crítica e ética diante dos desafios da educação linguística (Sabota, 2010; Liberali, 1999; Richards & Farrell, 2005; Frank, 2018; Pessoa, 2019). Este exercício reflexivo visa alinhar as práticas pedagógicas às realidades socioculturais dos estudantes, promovendo uma educação mais relevante. A discussão inclui a autoetnografia (Cristóvão, 2018; Gottardi, 2021) como uma abordagem metodológica desejável para que os futuros professores registrem suas vivências e experiências. Ao oferecer um espaço para a autorreflexão, a análise das práticas pedagógicas e a (re)construção do conhecimento, o diário reflexivo, caracterizado por um enfoque autoetnográfico, contribui para a (re)construção da identidade docente, facilitando o engajamento com esforços de formação que sejam pertinentes e alinhados às necessidades locais e contemporâneas. As considerações finais indicam que o diário reflexivo, ao promover o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva nos futuros professores e contribuir para a construção de uma identidade docente mais autônoma e engajada com as demandas sociais e educacionais, torna-se uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de competências essenciais à prática docente.

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