O DIÁRIO REFLEXIVO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO PIBID
"2025-03-19 11:16:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120365 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 489 "titulo" => "O DIÁRIO REFLEXIVO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO PIBID" "resumo" => "Este estudo investiga teoricamente o potencial do diário reflexivo como instrumento para a formação inicial crítica de professores de língua inglesa, no contexto do subprojeto “Tecendo Saberes: Caminhos para o ensino contemporâneo de língua inglesa”, parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e realizado no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). O diário reflexivo é destacado como um meio eficaz para o desenvolvimento de competências docentes, promovendo uma postura crítica e ética diante dos desafios da educação linguística (Sabota, 2010; Liberali, 1999; Richards & Farrell, 2005; Frank, 2018; Pessoa, 2019). Este exercício reflexivo visa alinhar as práticas pedagógicas às realidades socioculturais dos estudantes, promovendo uma educação mais relevante. A discussão inclui a autoetnografia (Cristóvão, 2018; Gottardi, 2021) como uma abordagem metodológica desejável para que os futuros professores registrem suas vivências e experiências. Ao oferecer um espaço para a autorreflexão, a análise das práticas pedagógicas e a (re)construção do conhecimento, o diário reflexivo, caracterizado por um enfoque autoetnográfico, contribui para a (re)construção da identidade docente, facilitando o engajamento com esforços de formação que sejam pertinentes e alinhados às necessidades locais e contemporâneas. As considerações finais indicam que o diário reflexivo, ao promover o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva nos futuros professores e contribuir para a construção de uma identidade docente mais autônoma e engajada com as demandas sociais e educacionais, torna-se uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de competências essenciais à prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID489_TB91_08032025165625.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANNE GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "TATIANNE" "autor_email" => "tati.sousa@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (UDF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120365 "edicao_id" => 385 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 489 "titulo" => "O DIÁRIO REFLEXIVO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO PIBID" "resumo" => "Este estudo investiga teoricamente o potencial do diário reflexivo como instrumento para a formação inicial crítica de professores de língua inglesa, no contexto do subprojeto “Tecendo Saberes: Caminhos para o ensino contemporâneo de língua inglesa”, parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e realizado no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). O diário reflexivo é destacado como um meio eficaz para o desenvolvimento de competências docentes, promovendo uma postura crítica e ética diante dos desafios da educação linguística (Sabota, 2010; Liberali, 1999; Richards & Farrell, 2005; Frank, 2018; Pessoa, 2019). Este exercício reflexivo visa alinhar as práticas pedagógicas às realidades socioculturais dos estudantes, promovendo uma educação mais relevante. A discussão inclui a autoetnografia (Cristóvão, 2018; Gottardi, 2021) como uma abordagem metodológica desejável para que os futuros professores registrem suas vivências e experiências. Ao oferecer um espaço para a autorreflexão, a análise das práticas pedagógicas e a (re)construção do conhecimento, o diário reflexivo, caracterizado por um enfoque autoetnográfico, contribui para a (re)construção da identidade docente, facilitando o engajamento com esforços de formação que sejam pertinentes e alinhados às necessidades locais e contemporâneas. As considerações finais indicam que o diário reflexivo, ao promover o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva nos futuros professores e contribuir para a construção de uma identidade docente mais autônoma e engajada com as demandas sociais e educacionais, torna-se uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de competências essenciais à prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV218_MD1_ID489_TB91_08032025165625.pdf" "created_at" => "2025-03-19 14:13:10" "updated_at" => "2025-03-19 14:24:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANNE GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "TATIANNE" "autor_email" => "tati.sousa@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (UDF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-enlic-centro-oeste---encontro-das-licenciaturas-da-regiao-centro-oeste-e-ii-seminario-integrador-do-pibid-da-ufmt" "edicao_nome" => "Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlico/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67dad1b9780bf_19032025111625.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-03-19 11:16:25" "publicacao_id" => 117 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Centro-Oeste" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-034-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }