Artigo Anais do ENLIC Centro Oeste - Encontro das Licenciaturas da Região Centro-Oeste e II Seminário Integrador do PIBID da UFMT

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-034-9

PERCEPÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS DE UM ESTUDANTE VENEZUELANO: UM ESTUDO DE CASO

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Publicado em 19 de março de 2025

Resumo

Este trabalho propôs-se a averiguar as percepções que um estudante venezuelano teve ao ingressar no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Taguatinga-DF, no período noturno. Trata-se de um estudo de caso heurístico interativo que objetivou verificar se os princípios norteadores das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos (EDH) foram evidenciados pelo estudante no tocante ao uso da língua espanhola no ambiente escolar. A pesquisa enfatizou o papel de professores e da instituição na promoção de direitos fundamentais e na inclusão social. Os Direitos Humanos, estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), asseguram que “toda pessoa tem direito à educação” (art. 26), enquanto a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) reforça a proteção integral e a igualdade de oportunidades para todas as crianças, independentemente de sua origem ou condição migratória. Segundo Bhabha (1994), a migração cria espaços de interação que demandam sensibilidade cultural, promovendo práticas que respeitem a diversidade sem perder de vista os direitos universais. Em termos metodológicos, realizamos um questionário semiestruturado com perguntas sobre vivências na rotina escolar, detectando experiências que facilitaram ou dificultaram o acesso aos seus direitos educacionais, sociais, culturais e linguísticos. Como resultado parcial, verificamos ausência de ações explícitas da escola quanto às diretrizes dos DHE. Este estudo concluiu que a educação pública deve ser fortalecida como um espaço de acolhimento, que valorize as identidades culturais e os princípios básicos da dignidade humana

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