UTILIZANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA EM SALA DE AULA COM A PLANILHA EXCEL
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18277 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 1065 "titulo" => "UTILIZANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA EM SALA DE AULA COM A PLANILHA EXCEL" "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “Matemática Financeira e Excel, uma parceria em favor de um consumo mais consciente”, desenvolvida e aplicada em duas fases, na primeira com 21 alunos, e na segunda, com 15 alunos; todos da 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos de Matemática Financeira associada ao uso da planilha Excel, sugerindo a utilização do aplicativo para facilitar o entendimento e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos como Razão e Proporção, Porcentagem, Desconto, Juros Simples e Composto. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um breve conhecimento sobre a matemática financeira e o nosso intuito era mostrar aos alunos como devemos nos posicionar na hora de fazer a compra de um bem ou serviço. No decorrer da aplicação das atividades, analisamos o conhecimento do aluno sobre a necessidade de ter um entendimento básico sobre contabilidade. E como resultados, verificamos que os alunos compreenderam a importância da matemática financeira em nossa vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "PLANILHA EXCEL, MATEMÁTICA FINANCEIRA, SITUAÇÕES-PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1065_04052016125236.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE MATIAS LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "ROSEANE MATIAS" "autor_email" => "roseanelourenco@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18277 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 1065 "titulo" => "UTILIZANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA EM SALA DE AULA COM A PLANILHA EXCEL" "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “Matemática Financeira e Excel, uma parceria em favor de um consumo mais consciente”, desenvolvida e aplicada em duas fases, na primeira com 21 alunos, e na segunda, com 15 alunos; todos da 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos de Matemática Financeira associada ao uso da planilha Excel, sugerindo a utilização do aplicativo para facilitar o entendimento e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos como Razão e Proporção, Porcentagem, Desconto, Juros Simples e Composto. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um breve conhecimento sobre a matemática financeira e o nosso intuito era mostrar aos alunos como devemos nos posicionar na hora de fazer a compra de um bem ou serviço. No decorrer da aplicação das atividades, analisamos o conhecimento do aluno sobre a necessidade de ter um entendimento básico sobre contabilidade. E como resultados, verificamos que os alunos compreenderam a importância da matemática financeira em nossa vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "PLANILHA EXCEL, MATEMÁTICA FINANCEIRA, SITUAÇÕES-PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1065_04052016125236.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE MATIAS LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "ROSEANE MATIAS" "autor_email" => "roseanelourenco@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }