Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UEFS: APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E EXPECTATIVAS DOS RESIDENTES

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Como o Programa ainda é algo novo na perspectiva da nossa formação, nos motivamos a tentar compreender e analisar de que forma o mesmo vai se inserir na nossa formação inicial, ainda que de forma embrionária. Da forma em que a residência está sendo proposta e difundida consideramos muito relevante apresentar uma experiência por dentro da UEFS, tanto para nossos colegas de subprojeto quanto para outros bolsistas do PRP da UEFS e de outras universidades. A partir deste trabalho espera-se que possamos despertar inquietações nos atores do PRP/UEFS e com elas, poderão surgir novas produções sobre o programa. Ao entender que a formação de professores deve assegurar que os discentes adquiram habilidades e competências que permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica, cria-se mais uma estratégia para aproximar os licenciandos do seu campo de atuação, o PRP. Este programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. (CAPES, 2018). PANIZZOLO, C. et al. (2012, p. 4) traz que o PRP é "uma experiência inovadora de estágio que tem como alicerce fundamental a manutenção de um diálogo estreito e constante com o sistema de ensino público". Na UEFS esse programa vem sendo implantado em parceria com as escolas públicas estaduais, abrangendo as séries finais do ensino fundamental e médio. Segundo o Projeto Institucional da UEFS (2018), tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem profissional docente por meio de ações que possibilitem aos sujeitos envolvidos, o desenvolvimento de práticas docentes norteadas pela articulação ação/reflexão/ação, e pela análise investigativa das situações reais vivenciadas na escola campo. O PRP/UEFS busca também promover e intensificar a parceria entre as redes de ensino e a UEFS com base nas expectativas e necessidades dos residentes, e preceptores da educação básica; oportunizar a vivência e pratica na regência de classe, com intervenção pedagógica planejada conjuntamente pelo orientador do curso de formação, pelo preceptor da escola e outros participantes da escola que se considere importante neste período de formação. Segundo a Capes (2018). Para fazer parte deste programa os alunos da instituição devem estar regularmente matriculados em um curso de licenciatura, deverão cumprir uma carga horária de 440 horas, sendo distribuída da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades. São oferecidos 13 subprojetos do PRP na UEFS, entre eles, o de Educação Física, que tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem profissional como docente da área, utilizando ações teórico-metodológicas e possibilitando aos residentes o desenvolvimento de práticas docentes norteadas pela articulação ação/reflexão/ação. O residente em educação física deve atuar na escola desenvolvendo uma atividade que vise à preparação para o trabalho docente. Dentro dessa atuação, o residente deve desenvolver a aprendizagem de competências da própria atividade profissional e à contextualização curricular que dê possibilidade para a preparação técnica e acadêmica do futuro docente. Para elaboração do artigo houve a leitura e análise dos documentos que norteiam o programa, sendo eles: "Cronograma, Normas e Regulamentos da Residência Pedagógica na UEFS" e as "Diretrizes para o curso de preceptores e Plano de Ambientação dos residentes na escola e sala de aula da Residência Pedagógica da UEFS". Utilizamos também, a leitura de textos complementares para a construção e fundamentação do trabalho. Ao entrar neste programa, os discentes de licenciatura visam aperfeiçoar a sua formação para a docência, desenvolvendo atividades que venham contribuir com a relação teoria e prática (práxis) de forma ativa, estando inserido diretamente ao âmbito escolar. Os Residentes do PRP entendem que ao observar um espaço, sua estrutura e seu funcionamento, poderão de forma planejada e orientada assumir todas as atividades inerentes ao professor regente durante um determinado período de tempo, atuando a partir de suas experiências previamente concebidas e planejadas em conjunto com docentes da escola e colegas de subprojeto, orientados e acompanhados por um preceptor e professor orientador. Todas as informações apresentadas nos revelam que a Residência Pedagógica se configura como um Programa bastante sistematizado e organizado, com ações que são norteadas desde sua implantação, para que os residentes tenham em mente quais devem ser seus deveres na escola desde a implantação do programa. A distribuição da carga horária e a presente relação de orientação e construção entre residente, preceptor e professor orientador são outros pontos positivos, pois, não deixam margem para que a organização e planejamento se dêem de forma solta ou desconexa. A presença do Relatório Final, avaliação e socialização são importantes para que o aluno residente sistematize e relate toda sua trajetória no programa e de que maneira foi cumprindo cada etapa. A elaboração de artigos como uma das etapas de participação do residente é bastante interessante por fomentar a pesquisa cientifica dentro da área da educação, educação física e também do programa, pois, sabemos que o professor precisa também ser um ser pesquisador. Então, a participação em eventos para apresentação de trabalhos, relatos de experiências vão contribuir para que a formação ocorra em diferentes vertentes, tornando-se assim mais um ponto positivo do programa. A RP da UEFS torna-se então uma importante ferramenta potencializadora da formação profissional e docente do aluno de Licenciatura em Educação Física, procurando desenvolver a partir de suas ações aspectos que vão ampliar a formação docente do licenciando de Educação Física, dando-o possibilidades e instrumentos para que construa de forma mais sólida a sua identidade acadêmica, profissional e docente. Portanto, temos a expectativa que o programa se torne uma importante ferramenta para termos uma formação inicial mais qualificada, e que assim como os estágios supervisionados nos dê uma visão ampla do que é o nosso espaço de trabalho e de como devemos intervir sobre o mesmo, com o objetivo de transformá-lo a partir das nossas ações, que devem ser sempre refletidas e norteadas por uma prática docente emancipadora. Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica, Formação Inicial, Educação Física. Referências: FUNDAÇÃO CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2018. PANIZZOLO, C. et al. Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: avanços e desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. Junqueira&Marin Editores, Campinas, v. 2, n. 2, p. 1-13, 2012. CRONOGRAMA, NORMAS E REGULAMENTOS RP/UEFS. 2018. DIRETRIZES PARA O CURSO DE PRECEPTORES E PLANO DE AMBIENTAÇÃO DOS RESIDENTES DA UEFS NA ESCOLA E SALA DE AULA. UEFS. 2018"
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

­­­O SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UEFS: APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E EXPECTATIVAS DOS RESIDENTES Aiana Carvalho Carneiro [aiaanacarvalho16@gmail.coml/UEFS Ivanilton Carneiro Oliveira [ivaniltonoliveira74@hotmail.com/UEFS Prof.ª Dr.ª Raquel Cruz Freire Rodrigues[raquelrodrigues@uefs.br/UEFS Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) juntamente com o Subprojeto de Educação Física, além de explanar as expectativas dos residentes construtores desse trabalho, a partir da análise do Programa e do Subprojeto. Como o Programa ainda é algo novo na perspectiva da nossa formação, nos motivamos a tentar compreender e analisar de que forma o mesmo vai se inserir na nossa formação inicial, ainda que de forma embrionária. 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PANIZZOLO, C. et al. (2012, p. 4) traz que o PRP é "uma experiência inovadora de estágio que tem como alicerce fundamental a manutenção de um diálogo estreito e constante com o sistema de ensino público". Na UEFS esse programa vem sendo implantado em parceria com as escolas públicas estaduais, abrangendo as séries finais do ensino fundamental e médio. Segundo o Projeto Institucional da UEFS (2018), tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem profissional docente por meio de ações que possibilitem aos sujeitos envolvidos, o desenvolvimento de práticas docentes norteadas pela articulação ação/reflexão/ação, e pela análise investigativa das situações reais vivenciadas na escola campo. 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