PRÁTICA DOCENTE: RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Heliena Barros Dos Santos A[1]/ biologaheliena@hotmail.com/ Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - Campus Araguatins Valnei Rodrigues Feitosa B[2]/ Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia -Campus Araguatins Janaína Costa e Silva C[3]/ Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - Campus Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Partindo da ideia que a educação brasileira está sempre em processo de modificações e adaptações para oferecer uma educação de melhor qualidade em todas as modalidades de ensino, observamos que estas melhorias estão apenas nas estruturas físicas e no que tange a aspectos relacionados aos alunos, sendo esquecido o professor que não tem melhoria salarial justa, quem dirá prestígio social, dado que o professor está intimamente ligado ao processo de formação social de cidadãos críticos e pensantes, visto pelos estudiosos como agente transformador de uma realidade social. Por outro lado, a didática que o professor utiliza em sala de aula pode influenciar positivamente ou negativamente na formação dos seus alunos. Este trabalho teve como objetivo investigar a relação professor-aluno e os métodos de avaliação do professor nas suas respetivas escolas e também, a concepção que os alunos têm de seus professores. A Didática, segundo Franco (2013), está na formação pedagógica do professor com técnicas e metodologias, associando prática com teoria. Sobre metodologia de ensino-aprendizagem Piaget (1978), entende que o indivíduo é o responsável ativo na construção do seu conhecimento, e que o erro corrigido pelo próprio aprendiz é mais satisfatório que o acerto imediato. Além disso, uma boa relação professor-aluno contribui para o aprendizado efetivo, pois a educação está interligada com o desenvolvimento comportamental dos alunos (BRAIT et al., 2010). No que se refere a processo de ensino-aprendizagem para Libâneo (2005, p.76) "são necessárias estratégias, procedimentos, modos de fazer, além de uma sólida cultura geral, que ajudam a melhor realizar o trabalho e melhorar a capacidade reflexiva sobre o que e como mudar". O método da pesquisa utilizado foi a qualitativa. Foram estudados as particularidades e experiências individuais de cada professor e aluno do ensino fundamental, médio e superior da rede pública de ensino. Para alcançar os objetivos, elaborou-se dois modelos de questionários, sendo um direcionado aos profissionais docentes com onze questões discursivas e outro aos discentes da educação básica com seis questões discursivas. O público alvo foi definido em seis professores, sendo dois do ensino fundamental, dois do ensino médio e dois do ensino superior, da mesma forma foi aplicado o questionário com seis alunos, dois de cada nível da educação básica. A pesquisa ocorreu da seguinte forma: Ensino Fundamental - Escola Estadual Denise Gomide Amui - EEDGA, com dois alunos e dois professores entrevistados; Ensino Médio - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins - IFTO, dois alunos entrevistados e Colégio da Polícia Militar VI - CPMVI, dois professores entrevistados e Ensino Superior - IFTO, dois alunos e dois professores entrevistados. No total foi respondido 12 questionários. Destes, 6 de professores, 6 de alunos. Como resultado, verificou-se que todos os docentes entrevistados são graduados em licenciaturas, isso indica que todos foram preparados para a prática docente com disciplinas específicas como a Didática, que segundo Souza e Santos (2013), pode ser entendida como parte da pedagogia que correlaciona métodos de ensino do professor e a capacidade de aprendizagem do aluno. Tendo em vista, que a profissão docente há muito tempo tem sido desvalorizada, às vezes sendo a última escolha ou escolhida por falta de opção por parte dos vestibulandos. Um dos professores da escola EEDGA ao ser questionado sobre o porquê da escolha pela profissão docente, respondeu que foi por falta de opção na cidade que morava, mas no decorrer do curso se identificou e hoje sabe que escolheu a profissão certa. Segundo Machado (2017), os estudantes do último ano do Ensino Médio, dizem que a profissão de professor é muito importante, mas não a escolheriam devido à desvalorização social e os salários baixos, para o autor, exercer a profissão de professor é preciso ter uma vocação. Em relação a Didática os professores declararam que "é tudo, essencial para aprendizagem, de suma importância para a formação docente", além da aprendizagem a didática contribui para o desenvolvimento da relação professor-aluno, conforme Cruz (2017), a Didática está embasada em aspectos filosóficos, psicológicos, sociais, políticos e metodológicos. Com relação ao perfil do aluno e relação professor-aluno, foi falado pelos professores que os alunos são desestimulados, acomodados e apegado as facilidades tecnológicas. Sobre relação professor-aluno vale ressaltar a fala de um dos docentes que disse o seguinte "quando você respeita o aluno você é respeitado". De acordo com Gomes e Martins (2016), a desestimulação, desorganização e desmotivação ocorre quando as necessidades básicas de ensino do aluno não estão sendo supridas. A partir das respostas dos alunos entrevistados pode-se observar que o perfil adequado de um bom professor é aquele que sempre apresenta novos conteúdos que a cada dia que passa tem "o novo" para ser ensinado, então fica claro que o perfil adequado do professor na concepção dos educandos é aquele que sempre lhes proporciona muito conhecimento sobre diversas áreas de conhecimento do mundo contemporâneo, e que usa a didática como uma ferramenta imparímpar na hora de ensinar. Portanto, a profissão docente está associada a formação de uma sociedade, por meio do professor o saber é transmitido, o pensamento crítico é formulado, uma realidade social é transformada. Sem o professor não teríamos uma organização de sociedade que temos hoje. Muitos são os desafios do professor, pois os alunos são desmotivados e indisciplinados. E o professor neste ambiente tem a dura missão de criar um ambiente de amizade, respeito e participar do desenvolvimento cognitivo, social e emotivo de seus educandos. Palavras-chave: didática, educador, metodologias, profissão docente Referências BRAIT, L. F. R.; et al. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. 2010. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí - UFG, 2010. Disponível em < https://www.revistas.ufg.br/rir/article/viewFile/40868/20863>. Acesso em: 03 de Agosto de 2018. CRUZ, G. B. D. Didática e formação de professores. Cadernos de Pesquisa v.47 n.166 p.1100-1105, 2017. FRANCO, M. A. S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? Praxis educacional. v. 9, n. 15, p. 147-166, Vitoria da Conquista - BA, 2013. GOMES E MARTINS, M. H. de L. Motivação e desmotivação de alunos da rede pública: um olhar para relação na aprendizagem / Maria Helena de Lima Gomes e Martins. - Patos, 2016. Libâneo J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. Cortez. São Paulo, 2005.