LÚDICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE O PERÍODO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO I Jair Martins da Luz / jam151513@gmail.com / IFTO Campus Araguatins Rogério Pereira de Sousa / IFTO Campus Araguatins Ramásio Ferreira de Melo / IFTO Campus Araguatins Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Programa Residência Pedagógica - CAPES Resumo Partindo da ideia de que os jogos lúdicos na educação básica são meios que oferecem as crianças uma atividade prazerosa, diferenciada e estimula o conhecimento o presente artigo justifica-se na importância do uso destes, nos processos de ensino e aprendizagem abordando a transmissão do conhecimento através da ludicidade por meio de brincadeiras que promovessem a interação entre os alunos. A pesquisa baseia-se nas teorias de Vygotsky, Piaget e Skinner sobre ensino e aprendizagem, construção da personalidade, do comportamento, interação social e da importância dos métodos lúdicos em sala de aula. Para as séries inicias do ensino fundamental, sabendo-se que cada criança possui sua forma de aprender e fixar os conteúdos ministrados, os jogos funcionam como uma ferramenta onde o discente se diverte ao mesmo tempo em que aprende contribuído de forma eficiente para com conhecimento esperado. Segundo Piaget (1978), as origens das manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. O uso do lúdico pode contribuir e ser mais eficaz para o aprendizado que o método simplesmente teórico e tradicional de ensinar. Considerando-se a complexidade das disciplinas e as dificuldades encontradas para a sua execução, conseguir com que o aluno participem de forma ativa dessas atividades pode ser mais eficiente nos processos de ensino e aprendizado que as formas teóricas. A aplicação do presente estudo ocorreu durante o período de observação e regência da disciplina de língua portuguesa na turma do 3º ano I da Escola Estadual Girassol de tempo integral Denise Gomide Amui em Araguatins, durante o supervisionado I. A partir da análise dos resultados da observação de estágio, constatou-se que há uma grande indisciplina, falta de participação, dificuldades no processo de aprendizagem, falta de comprometimento de grande parte dos alunos e o excesso de aulas expositivas sem interação, assim, gerando a seguintes questões de pesquisa: "como as atividades lúdicas contribuem para a participação em sala de aula?" , "Qual a melhor forma de contribuir na fixação do conteúdo e no aprendizado dos alunos?" .Para responder tais questionamentos e obter resultados foram aplicados jogos lúdicos na disciplina de língua portuguesa, constando que tais atividades chamavam mais a atenção dos alunos e contribuía de forma prazerosa para o aprendizado dos mesmos. Os conteúdos trabalhados na disciplina em questão durante o período do estágio eram Sinônimos e Antônimos que através dos jogos denominados "Jogo dos Sinônimos e Antônimos" e "Soletrando" foi possível transmitir de forma lúdica o conhecimento contribuindo no entendimento do aluno sobre a importância do trabalho em equipe . A metodologia aplicada no "Jogo dos Sinônimos e Antônimos" consistia em levar cada aluno a raciocinar e encontrar entre várias palavras embaralhadas em uma mesa a que era sinônimo e/ou antônimo de outra palavra proposta pelo professor, logo em seguida os alunos deveriam soletrar a palavra que o professor havia dito a eles e escrever no quadro da mesma forma que haviam soletrado. Para grande parte das crianças na faixa etária de 7 a 9 anos escrever corretamente, soletrar e assimilar sinônimos e antônimos poder ser muito difícil, constatada durante aplicação dos jogos , ficando mais evidente como a utilização do lúdico contribui para que elas conseguissem entender melhor o conteúdo e aprender as silabas e fonemas. A utilização do lúdico nas atividades proporcionou aos alunos uma aula "diferenciada", onde eles puderam participar ativamente da dinâmica e assim conseguiram entender e assimilar os assuntos abordados durante o bimestre. O uso de jogos na disciplina de português, como soletrando e jogos dos sinônimos e antônimos contribuíram na construção do aprendizado estimulando o raciocínio lógico, auxiliando na fixação . Por fim, o uso da ludicidade proporciona um ambiente onde o ensino acontece de forma prazerosa e divertida facilitando assim a transmissão das informações necessárias para a construção do conhecimento dos alunos. Palavras-chave: Lúdico, jogos, aprendizagem, educação básica. Referências NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto alegre: Propil, 1994. CURY, Augusto. Indisciplina escolar infantil: causas, consequências e como combate-la. 2015 PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. VYGOTSKY, Lev Semenovich, Pensamento e Linguagem, PUC São Paulo, Ridendo, 2001 PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. VYGOTSKY, Lev Semenocivh. 1989. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes . SKINNER, Burrhus Frederic. Questões recentes na análise comportamental. Tradução da 2. ed. Por Anita Liberalesso. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995