ELY, Claudiane Beatriz. . E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 01... Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 897-911. Disponível em: <http://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74110>. Acesso em: 28/12/2024 00:06
VIVEMOS UM MOMENTO DE TRANSI??O PARADIGM?TICA, A GLOBALIZA??O FOR?A A CONEX?O DAS PARTES FRAGMENTADAS PELA MODERNIDADE, PARA UM NOVO PARADIGMA QUE COMPORTE ?S CONSTANTES TRANSFORMA??ES SOCIAIS E CIENT?FICAS, QUE NECESSITA SER COMPORTADO E ALAVANCADO PELO SISTEMA EDUCACIONAL. CONFIGURA-SE A NECESSIDADE DE PLANEJAR A EDUCA??O NO HORIZONTE DO NOVO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE, COMPREENDENDO O SUJEITO COMO FORMADOR DE SI, E FORMADO PELAS DIVERSAS INTERFACES CULTURAIS, SOCIAIS E POL?TICAS EM MEIO ? CRISE MORAL INSTAURADA. A FORMA??O ?TICA DOCENTE TORNA-SE FUNDAMENTAL POIS POSSIBILITA UMA PR?TICA MAIS CRITERIOSA, REFLEXIVA E CONSCIENTE DAS ATRIBUI??ES E CONSEQU?NCIAS S?CIO-POL?TICAS. TODAVIA, ASSEGURAR O RECONHECIMENTO E SUPORTE DA CATEGORIA DOCENTE ? MAIS DO QUE TARDIO QUANDO COMPARADO ?S DEMAIS PROFISS?ES. ATRAV?S DE UMA PESQUISA DE CAMPO DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DESCRITIVA, COM APLICA??O DE UM QUESTION?RIO ELETR?NICO DISPONIBILIZADO ? 70 DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E/OU M?DIO DE CAXIAS DO SUL/RS BUSCOU-SE IDENTIFICAR SE OS ASSUNTOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE ?TICA NAS LICENCIATURAS S?O RELEVANTES PARA A FORMA??O DOCENTE; QUAIS ASSUNTOS OS DOCENTES CONSIDERAM RELEVANTES NO ENSINO DA ?TICA; E SE CONSIDERAM PERTINENTE A CRIA??O DE UM CONSELHO NACIONAL DOCENTE COM SEU RESPECTIVO C?DIGO DE ?TICA. IDENTIFICOU-SE QUE 50,72% POSSUEM FORMA??O ?TICA NOS SEUS CURR?CULOS DE GRADUA??O, POR?M SUAS MATRIZES NEM SEMPRE ABARCAM SITUA??ES COTIDIANAS ESCOLARES, TORNANDO-SE NECESS?RIA A UNIVERSALIZA??O DO ENSINO DE ?TICA PARA AS LICENCIATURAS E IMPORTANTE A CRIA??O DE UM CONSELHO NACIONAL DOCENTE COM SEU RESPECTIVO C?DIGO DE ?TICA QUE SEJA ALVO DOS ESTUDOS ?TICOS ACAD?MICOS.