ESTE ARTIGO ABORDA COMO TEMA CENTRAL O PENSAMENTO HEGEMÔNICO NA CONSTITUIÇÃO DAS POLÍTICAS DO CONHECIMENTO ESCOLAR. ASSIM, O OBJETIVO GERAL BUSCA REFLETIR SOBRE OS PRINCÍPIOS HEGEMÔNICOS QUE CONSTITUEM AS POLÍTICAS DO CONHECIMENTO ESCOLAR. COMO MEIO DE BUSCA DE COMPREENSÃO DO TEMA, A SEGUINTE QUESTÃO SURGIU: POR QUE É IMPORTANTE REFLETIR SOBRE OS PRINCÍPIOS HEGEMÔNICOS QUE CONSTITUEM AS POLÍTICAS DO CONHECIMENTO ESCOLAR? COM BASE NESSE QUESTIONAMENTO FORAM ELENCADOS DOIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, NO SENTIDO DE APREENDER A TEMÁTICA, QUAIS SEJAM: EXPLANAR TEORICAMENTE SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL; E ABORDAR SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO COMO POSSIBILIDADE DE CONTRAPALAVRA AO PENSAMENTO HEGEMÔNICO. PARA RESPONDER TAL QUESTIONAMENTO E A FIM DE ALCANÇAR OS OBJETIVOS, A METODOLOGIA ADOTADA FOI DE CUNHO BIBLIOGRÁFICA, ONDE A ESCRITA SE DESENVOLVE EMBASADA EM ALGUNS AUTORES, DENTRE OS QUAIS OS PRINCIPAIS SÃO: FREIRE (2011A; 2011B); GADOTTI (2011) E LIBÂNEO (2012), DENTRE OUTROS QUE DERAM EMBASAMENTO TEÓRICO PARA A ESCRITA. A ABORDAGEM TEÓRICA SE ORGANIZA EM TRÊS TÓPICOS QUE SE DESENVOLVEM NO SENTIDO DE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO HEGEMÔNICO PRESENTE NA ESFERA EDUCACIONAL, ASSIM, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE A EDUCAÇÃO ESTÁ MARCADA PELO PENSAMENTO DOMINANTE, ONDE OS PRINCÍPIOS HEGEMÔNICOS PROPORCIONAM UMA EDUCAÇÃO MERCANTILIZADA, VOLTADA PARA OS INTERESSES DO CAPITAL. LOGO, VIU-SE AINDA QUE O ESPAÇO ESCOLAR PODE SER UM ESPAÇO POSSÍVEL DE RESISTÊNCIA AOS INTERESSES HEGEMÔNICOS, UM ESPAÇO POSSÍVEL DE GERAR MUDANÇAS NA SOCIEDADE, DA MESMA FORMA, COMPREENDE-SE A PRÁTICA DOCENTE COMO POSSIBILIDADE DE UMA CONTRAPALAVRA AO PENSAMENTO HEGEMÔNICO PRESENTE NA EDUCAÇÃO.