ESSE ARTIGO ANALISA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA OFERTADA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PENEDO/AL, OBJETIVANDO DISCUTIR AS METAS E AS ESTRATÉGIAS DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO APROVADO EM 2015 SOBRE OS ASPECTOS QUE TRATAM ESPECIFICAMENTE DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. COMO ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS UTILIZAMOS A PESQUISA QUALITATIVA E A ANÁLISE DOCUMENTAL, FUNDAMENTADA TEORICAMENTE NA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA, ESSENCIALMENTE A PARTIR DE MANTOAN (2015). COMO RESULTADOS VERIFICAMOS QUE DAS 20 METAS APRESENTADAS PELO MUNICÍPIO, A ATENÇÃO AO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL APARECE NA META 2, COM UMA ESTRATÉGIA; E NA META 4, COM 11 ESTRATÉGIAS. CONCLUÍMOS DIZENDO QUE APESAR DOS AVANÇOS DO SETOR JURÍDICO ACERCA DOS DIREITOS EDUCACIONAIS DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA EM ÂMBITO NACIONAL E LOCAL, NA PRAXE ESCOLAR, ATRELADA AO ENSINO TRADICIONAL, O PROCESSO DE ROTULAÇÃO, INTEGRAÇÃO E EXCLUSÃO AINDA SÃO REALIDADES RECORRENTES.