ESTA ESCRITA RELATA EXPERIÊNCIAS DE TRÊS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MOSSORÓ-RN EM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO E O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO AMBIENTE VIRTUAL. OS RELATOS RETRATAM OS DESAFIOS ENCONTRADOS E TAMBÉM SUPERAÇÕES DURANTE ESSA NOVA FORMA DE ENSINO. DIANTE DO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19, DOENÇA CAUSADA PELO CORONAVÍRUS, DENOMINADO SARS-COV-2, QUE APRESENTA UM ESPECTRO CLÍNICO VARIANDO DE INFECÇÕES ASSINTOMÁTICAS A QUADROS GRAVES, E QUE POR SUA VEZ, CULMINOU NO FECHAMENTO DAS ESCOLAS POR TEMPO INDETERMINADO. NO TOCANTE A REINVENÇÃO DAS AULAS PARA UM FORMATO ONLINE, TRAZEMOS A SEGUINTE QUESTÃO PROBLEMA: QUAIS OS NOVOS SABERES E PRÁTICAS SURGIRAM NO PROFESSOR DURANTE AS ATIVIDADES REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA? PARA TANTO, TEMOS COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRINCIPAIS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS. NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS BUSCAMOS IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS AVANÇOS E POSSÍVEIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS PROFESSORAS E ALUNOS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS E REFLETIR SOBRE OS NOVOS SABERES E PRÁTICAS EMERGIDOS COM O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. A ABORDAGEM DESTE ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA COM DISCURSOS DE NARRATIVAS DAS PRÁTICAS DOCENTES, ALINHADO A ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS DE AUTORES QUE VERSAM SOBRE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA SINALIZAM QUE NAS AULAS REMOTAS HÁ NECESSIDADE DA BUSCA CONSTANTE DE NOVOS SABERES E PRÁTICAS; DENTRE ELES ESTÃO: PRODUÇÃO DE VÍDEOS AUTORAIS, UTILIZAÇÃO DE JOGOS VIRTUAIS E DOMÍNIO DE APLICATIVOS PARA FAZER DELE, ESPAÇOS VIRTUAIS DE SALA DE AULA.