A EDUCA??O VIVE DIAS DE INCERTEZAS DIANTE DA SITUA??O ATUAL EM QUE SE ENCONTRA O MUNDO, A REALIDADE DO DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA PANDEMIA DO COVID-19 INTERFERIU NO AMBIENTE EDUCACIONAL. DESSA FORMA, SE FAZ NECESS?RIO REFLETIR O FUTURO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E PENSAR NA NECESSIDADE DE CONSTRUIR OU RECONSTRUIR NOVOS SABERES DO ATO DE ENSINAR. CIENTE DESTA REALIDADE, SURGE O QUESTIONAMENTO: DE QUE FORMA OS PROFESSORES DE CI?NCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL VISLUMBRAM SUA PR?TICA PEDAG?GICA AP?S PANDEMIA DO CORONAV?RUS? OBJETIVA-SE COM ESTE ESTUDO IDENTIFICAR DO PROFESSOR DE CI?NCIAS NATURAIS QUAIS SABERES ELES ACREDITAM QUE SER?O NECESS?RIOS CONSTRUIR OU RECONSTRUIR AP?S ESSA PANDEMIA. FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA COM OS PROFESSORES QUE ATUAM NO MUNIC?PIO DE ITAMARI, BAHIA E LECIONAM A DISCIPLINA DE CI?NCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. APLICOU-SE UM QUESTION?RIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, USANDO COMO FERRAMENTA O APLICATIVO WHATSAPP. OS DADOS COLETADOS FORAM ANALISADOS TENDO COMO REFER?NCIA A AN?LISE TEXTUAL DISCURSIVA (MORAES; GALIAZZI, 2007). COM O MATERIAL ANALISADO FOI ESTRUTURADA AS SESS?ES E CATEGORIAS DE AN?LISE QUE CONTRIBU?RAM PARA EVIDENCIAR O QUE PENSAM OS DOCENTES SOBRE SUA ATUA??O EM SALA DE AULA AP?S O PER?ODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA PANDEMIA DO CORONAV?RUS. OS DADOS FORAM ANALISADOS TENDO COMO BASE TE?RICA OS AUTORES CARVALHO (2018), SASSERON E MACHADO (2017), LIB?NIO (1994), PIMENTA (2012) E FREIRE (1996). OS RESULTADOS APONTARAM OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES TER?O PARA RESSIGNIFICAR SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS.