O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI INVESTIGAR E DISCUTIR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, BEM COMO SE DÁ O REFLEXO DA MESMA EM SUAS PRÁTICAS. PARA FUNDAMENTAR NOSSA DISCUSSÃO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E COMPREENDERMOS SUA RELEVÂNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL, UTILIZAMOS TEÓRICOS COMO GOLEMAN (1995), CASASSUS (2009) E ALZINA (2015). A REVISÃO DE LITERATURA SUGERE QUE AS COMPETÊNCIAS DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA O BEM-ESTAR E O DESEMPENHO DOCENTE. DIANTE DISTO, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO QUE NOS PERMITIU INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO, E SEU DESDOBRAMENTO EM SUA RELAÇÃO DIDÁTICA COM SEUS ALUNOS. PARTICIPARAM DA PESQUISA DEZ PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DAS ESFERAS PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO, DO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA- PE E REGIÃO. DENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER A NECESSIDADE DE TRABALHAR NA FORMAÇÃO BASE OU CONTINUADA DOS PROFESSORES A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, POIS CONSTANTEMENTE ESSES PROFISSIONAIS SÃO LEVADOS A LIDAR COM SUAS PRÓPRIAS EMOÇÕES E DE SEUS ALUNOS NO ÂMBITO ESCOLAR, E NEM SEMPRE SE SENTEM PREPARADOS PARA ISSO. DE MODO ANÁLOGO, OS RESULTADOS TAMBÉM INDICAM QUE AS COMPETÊNCIAS DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PODEM POSSIBILITAR UM MAIOR ÊXITO NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS.