NESTE ESTUDO, O ATUAL PLANO NACIONAL DE EDUCA??O, PNE, (2014 - 2024) ? O PANO DE FUNDO PARA A AN?LISE DAS POL?TICAS P?BLICAS EDUCACIONAIS. FAZ-SE USO DE UMA LUPA PARA ESTUDAR AS POL?TICAS PLANEJADAS PELO ESTADO NACIONAL E COMO SEUS DESDOBRAMENTOS IMPACTAM NAS A??ES SIST?MICAS DOS DEMAIS N?VEIS DE GOVERNAN?A. EVIDENCIA-SE, EM MUITAS PESQUISAS RECENTES, O AVAN?O DA DESIGUALDADE SOCIAL NA ?REA EDUCACIONAL, ENQUANTO UM FOSSO CADA VEZ MAIOR ENTRE AS INSTITUI??ES P?BLICAS E PRIVADAS. TAL INQUIETA??O ? O PONTO DE PARTIDA SOBRE A REFLEX?O DO PLANEJAMENTO, GEST?O E EXECU??O DE POL?TICAS EDUCACIONAIS ? LUZ DO PNE. O OBJETIVO FOI REALIZAR UMA LEITURA CR?TICA DOS DOCUMENTOS QUE INSTITUCIONALIZAM O PROJETO EDUCACIONAL EM CURSO NO BRASIL, O PNE, ASSUMINDO-O COMO O CENTRO DA PRESENTE ABORDAGEM.