DEVIDO À IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA OS PROFESSORES DE QUÍMICA, ASSIM COMO OS DAS DEMAIS ÁREAS, TÊM SIDO PRESSIONADOS A APLICAR INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DO ENSINO, INFLUENCIADOS PELAS MÍDIAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO. DESSA FORMA, FOI NORTEADA UMA PESQUISA PARA ANALISAR E ENTENDER COMO OS DOCENTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA ESTÃO CONVIVENDO COM AS MÍDIAS (TELEVISÃO, RÁDIO, IMPRENSA E INTERNET) DISPONÍVEIS. O OBJETIVO FOI ENTENDER A POSSIBILIDADE DA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS POR INTERMÉDIO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO. EXECUTOU-SE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E ESTUDO DE CASOS DE NATUREZA QUALITATIVA, UTILIZANDO O PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO DE UMA ENTREVISTA PARA OBTENÇÃO DOS DADOS NECESSÁRIOS. O ESTUDO FOI REALIZADO COM DOIS PROFESSORES DE QUÍMICA ATUANTES NO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DE SISTEMAS DISTINTOS, SENDO UM DA REDE PÚBLICA E UM DO ENSINO PRIVADO, LOCALIZADAS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB. ESTE TRABALHO PERMEIA PELAS REFLEXÕES FEITAS SOBRE O PROFESSOR COMO AGENTE PRINCIPAL PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM; A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO ENSINO E TECNOLOGIAS; E ESCLARECIMENTOS DE COMO PROCEDER PARA O BOM USO DAS MÍDIAS. PÔDE-SE COMPROVAR UMA GRANDE DEFICIÊNCIA DE VINCULAR OS EQUIPAMENTOS AO COTIDIANO ESCOLAR DE FORMA EDUCACIONALMENTE EFICAZ POR PARTE DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS, O QUE CERTAMENTE REFLETE NO MAL USO DESSES MODOS DE COMUNICAÇÕES POR ESTES. CONCLUI-SE QUE A EXECUÇÃO DE MUDANÇAS, PARTICULARMENTE AO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INTERLIGADAS ÀS MÍDIAS, É UMA IMPORTANTE SOLUÇÃO PARA A MELHORIA DA REALIDADE ESCOLAR.