PROPOMOS NESTE ARTIGO ANALISAR O EXERC?CIO DO PROTAGONISMO JUVENIL QUANTO ?S A??ES DE LETRAMENTO MIDI?TICO NA PRODU??O DE UM JORNAL ESCOLAR. PARA ALCAN?AR O OBJETIVO MENCIONADO, ADOTAMOS OS CONCEITOS DE BUCKINGHAM (2010) SOBRE O LETRAMENTO MIDI?TICO, ASSIM COMO AS ABORDAGENS DE BALTAR (2010) E DE BONINI (2011) SOBRE AS M?DIAS ESCOLARES E SOBRE O JORNAL ESCOLAR, RESPECTIVAMENTE, E DE RIBAS J?NIOR (2004) SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL. SENDO UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO ETNOGR?FICO, UTILIZAMOS COMO T?CNICAS DE CONSTRU??O DE DADOS: A OBSERVA??O PARTICIPANTE DAS A??ES DESENVOLVIDAS PELO CLUBE DO JORNAL, EM UMA ESCOLA P?BLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA, NO CEAR?; A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM DOIS MEMBROS PERTENCENTES A CARGOS DE GEST?O DO CLUBE E AS CARTAS PESSOAIS REDIGIDAS POR PARTE DE SEUS INTEGRANTES. COMO RESULTADOS, ANALISAMOS QUE O PROTAGONISMO JUVENIL, DURANTE A PRODU??O DO JORNAL ESCOLAR NA INSTITUI??O EM ESTUDO, EST? PRESENTE EM DIVERSAS ATIVIDADES DE LETRAMENTO MIDI?TICO, COMO: NA REALIZA??O DE REUNI?ES, NA ESCOLHA DOS G?NEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS PARA A EDI??O, NA ORGANIZA??O DA HIERARQUIA ETC. VERIFICAMOS COMO RESULTADO QUE ESSE PROTAGONISMO ? AINDA INTUITIVO, POIS FALTA UMA EFETIVA CONSCI?NCIA DESSES ESTUDANTES QUANTO ?S REALIZA??ES QUE EMPREENDEM. ISSO OCORREU PORQUE OS PROFESSORES E OS GESTORES N?O CONSEGUIRAM, AT? O MOMENTO DA INVESTIGA??O, ASSESSORAR A PROMO??O DAS PR?TICAS LETRADAS E O DESENVOLVIMENTO DAS A??ES PROTAGONISTAS DO CLUBE DO JORNAL POR MEIO DA LEITURA E DA ESCRITA MIDI?TICA DO JORNAL ESCOLAR.
PALAVRAS-CHAVE: LETRAMENTO MIDI?TICO, JORNAL ESCOLAR, PROTAGONISMO JUVENIL.