ESTA PESQUISA PROCURA ACOMPANHAR OS PROCESSOS DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE 12 ESTUDANTES DURANTE UM SEMESTRE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, QUE UTILIZA DIFERENTES INSTRUMENTOS DE ANÁLISE: CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, COM USO DO CMAP TOLLS, E FILMAGENS. ENTRETANTO, OS DADOS APRESENTADOS AQUI SE REFEREM AO SEGUNDO E TERCEIRO MOMENTO DA PESQUISA. A CATEGORIA DE ANÁLISE É IMPLICAÇÃO SIGNIFICANTE, O TRABALHO TEM COM OBJETIVO DE ACOMPANHAR AS TRANSFORMAÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES DOS DISCENTES, NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS E CLONAGEM, EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDOESTE DA BAHIA. O REFERENCIAL TEÓRICO É A TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. A ELABORAÇÃO GRADATIVA DAS RELAÇÕES ENTRE BIOTECNOLOGIA, ORGANISMOS TRANSGÊNICOS E CLONAGEM FOI OBSERVADA EM DIFERENTES MOMENTOS DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA. ASSIM, NA ANÁLISE DO SEGUNDO E TERCEIRO MOMENTO DESTA PESQUISA, PUDEMOS EVIDENCIAR NÍVEIS, SUBNÍVEIS E INTERMEDIÁRIOS. NO NÍVEL II, EXISTE TOMADA DE CONSCIÊNCIA ENTRE BIOTECNOLOGIA E ORGANISMOS TRANSGÊNICOS E BIOTECNOLOGIA E CLONAGEM. MAS AINDA HÁ INCOORDENAÇÃO ENTRE TRANSGÊNICOS E CLONAGEM, OU SEJA, PARA O MODELO (X.~Y) V (~XY), A PARTE COMUM XY NÃO TEM RELAÇÃO COM AS OUTRAS DUAS. POR FIM, NO III NÍVEL, OS SUJEITOS CONSTROEM A RAZÃO DE SER DA CLONAGEM E TRANSGENIA NO CONTEXTO BIOTECNOLÓGICO, CHEGANDO, ASSIM, A UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DESTAS RELAÇÕES, OU SEJA, PARA O MODELO (X.~Y) V (~XY), A PARTE COMUM XY TEM RELAÇÃO COM AS OUTRAS DUAS.