ESTUDOS REALIZADOS SOBRE A PRESEN?A E REPRESENTA??O DA POPULA??O NEGRA NA LITERATURA BRASILEIRA V?M MOSTRANDO COMO O C?NONE LITER?RIO NACIONAL TRADICIONALMENTE RELEGOU A COMUNIDADE AFRODESCENDENTE, QUANDO N?O CENSURADA E APAGADA DE SUAS P?GINAS, AOS MAIS DIVERSOS ESTERE?TIPOS, CONFIGURANDO TODO UM UNIVERSO DE CRIA??ES SIMB?LICAS QUE ALIMENTAM E REPRODUZEM O IMAGIN?RIO SOCIAL RACISTA. NESSE SENTIDO, ENTENDEMOS QUE A ESCOLA DE ENSINO B?SICO, ORIENTADA PELA LEI 11.645/08, QUE REGE A INCLUS?O DO ESTUDO DE HIST?RIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E IND?GENA NAS INSTITUI??ES DE ENSINO, APRESENTA-SE COMO ESPA?O PRIVILEGIADO PARA A EXECU??O DE INICIATIVAS QUE BUSCAM A REVERS?O DA PROBLEM?TICA RACIAL APRESENTADA. AVALIAMOS QUE, POR MEIO DO ENSINO DA LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA, A ESCOLA DE ENSINO B?SICO PODE DISPOR DE MATERIAIS E PR?TICAS DE LETRAMENTO QUE CONTRIBUEM PARA A EFETIVA EDUCA??O DAS RELA??ES ?TNICO-RACIAIS E RECONSTRU??O DA HIST?RIA, DA MEM?RIA E DA IDENTIDADE DA COMUNIDADE NEGRA BRASILEIRA. NOSSO ESTUDO SE ORGANIZA EM DUAS PARTES: INICIALMENTE, A AVALIA??O DOS M?LTIPLOS ESTERE?TIPOS CRIADOS SOBRE O NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA, E, EM SEGUIDA, A AN?LISE DE COMO A LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA, REPRESENTADA PELA PRODU??O PO?TICA DE SOLANO TRINDADE, ?O POETA NEGRO?, MOSTRA-SE COMO VOZ CONTESTADORA DO IMAGIN?RIO RACISTA ANTI-NEGRO CULTURAL E SOCIALMENTE CRIADO. FUNDAMENTAM NOSSAS REFLEX?ES OS PESQUISADORES EM EDUCA??O E RELA??ES RACIAIS GOMES (2010), ARROYO (2010) E SARTESCHI (2016); NO QUE DIZ RESPEITO ? PRODU??O CR?TICA SOBRE O NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA E SOBRE A LITERATURA DE AUTORES NEGROS, CONSULTAMOS BROOKSHOW (1083), PEREIRA (2004) E MACHADO (2010).