A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ENSINO SUPERIOR NO BRASIL TEM SIDO NEGLIGENCIADA AO LONGO DE DÉCADAS. ESSE PROFISSIONAL QUE TEM UM PAPEL SOCIAL FUNDAMENTAL PARA A SOCIEDADE, MUITAS VEZES, CHEGA NESSE NÍVEL DE ENSINO COM POUCA OU QUASE NENHUMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NO ENSINO. A PARTIR DESSES ELEMENTOS, ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR BREVEMENTE ALGUNS ELEMENTOS QUE ENVOLVEM O SER E O FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR, PARA TANTO, FAZEMOS USO DA LEGISLAÇÃO E DA LITERATURA QUE TRATA SOBRE A TEMÁTICA. ESTE ESTUDO TEM COMO METODOLOGIA A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E A ANÁLISE DOCUMENTAL. NESSE CONTEXTO, O PONTO DE PARTIDA NA ELABORAÇÃO DA NOSSA REFLEXÃO É O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUE ELEMENTOS FORMATIVOS DEVEM NORTEAR A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR? RESULTADOS DEMONSTRAM A NECESSIDADE DE REPENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR, NÃO APENAS A FORMAÇÃO INICIAL, MAS A CONTINUADA, DE MODO QUE SE RECONHEÇA O PAPEL FORMADOR DESTE PROFISSIONAL E A SUA RELEVÂNCIA SOCIAL.