RESUMO
ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE RELATAR AÇÕES E RESULTADOS DE UM PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR
REALIZADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DE JOÃO PESSOA-PB, EM 2017. NESTE ESTUDO,
TRABALHAMOS O GÊNERO DISCURSIVO CANÇÃO, ABORDANDO A LINGUAGEM ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL E A
REPRESENTAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA EXPLÍCITA EM MÚSICAS POPULARES. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO, DE
ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CARÁTER INTERVENCIONISTA, NA QUAL, PESQUISADORES E PARTICIPANTES ATUAM DE
MANEIRA COLABORATIVA, BUSCANDO MINIMIZAR DIFICULDADES PRESENTES NO CONTEXTO QUE OS ENVOLVE.
ELENCAMOS COMO OBJETIVO GERAL: PROMOVER A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS ATRAVÉS DA MÚSICA BRASILEIRA
EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS E DA CRIATIVIDADE HUMANA, MEDIANTE O CONTATO COM
A LINGUAGEM ARTÍSTICO-MUSICAL, VISANDO À FORMAÇÃO DO CIDADÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS SOCIAIS DA LINGUAGEM
QUE PROPICIEM MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS, DIRECIONANDO, ASSIM, OS ALUNOS ÀS ATITUDES COMPORTAMENTAIS
CONCRETAS QUE VIABILIZEM O CRESCIMENTO E O APRIMORAMENTO ENQUANTO SUJEITO SOCIAL. COMO APORTE
TEÓRICO, FUNDAMENTAMO-NOS EM FREIRE (2003), KLEIMAN (2005), SOARES (2004), NOS PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS (PCN, 1997; 1998), NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC, 2017), ENTRE
OUTROS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM SATISFATÓRIOS, POIS HOUVE PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS EDUCANDOS,
AUMENTO SIGNIFICATIVO NO DESEMPENHO DO APRENDIZADO, VERIFICADO POR MEIO DAS APRESENTAÇÕES ORAIS,
DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS ESCOLARES, BEM COMO AS OFICIAIS, PROMOVIDAS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E
CULTURA DO ESTADO DA PARAÍBA E PELO MEC PARA ANALISAR O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA.