ESTE ESTUDO APRESENTA O PROJETO CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL, UM SISTEMA DIVERSIFICADO DE TRILHAS DE LONGO CURSO COM O OBJETIVO DE CONECTAR O TERRITÓRIO DO DISTRITO FEDERAL PROMOVENDO A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E A VALORIZAÇÃO DAS REGIÕES E COMUNIDADES DO BIOMA CERRADO, DE ACORDO COM SUA HISTÓRIA, CULTURA E SEUS PROJETOS AGROECOLÓGICOS, DE ECOTURISMO E TURISMO RURAL. DEVIDO À EXTENSÃO E AO TRABALHO CUIDADOSO NA DEFINIÇÃO DO TRAÇADO QUE INTEGRA AMPLA REDE DE ATRATIVOS, DIFERENTES REGIÕES E DIVERSIFICADAS PAISAGENS DO PONTO DE VISTA TERRITORIAL, AMBIENTAL, CULTURAL E SOCIAL CONSIDERAMOS QUE OS CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL SE DISTINGUE TAMBÉM COMO ESPAÇO QUE PODE PROPORCIONAR MÚLTIPLAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NO ESPECTRO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA NA METODOLOGIA DE ESTUDO DO MEIO E NA PERCEPÇÃO DE QUE OS AGENTES ATUAM COMO MECANISMO DE APRENDIZAGEM, BUSCA O SENTIDO TOPOFÍLICO, IDEALIZADO POR YI FU TUAN, DE FORMAÇÃO DE UM ELO AFETIVO ENTRE O HOMEM E O MEIO FÍSICO E A METODOLOGIA BASEADA NA OBSERVAÇÃO DIRETA DA NATUREZA DEFENDIDA PELO PEDAGOGO FRANCÊS CELESTIN FREINET. ANALISAMOS A IMPORTÂNCIA DAS TRILHAS DOS CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL COMO SIGNIFICANTE E DIFERENCIADO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CAPAZ DE FORTALECER O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E VIABILIZAR MUDANÇAS POSITIVAS DE VALORES, PRINCÍPIOS E ATITUDES EM RELAÇÃO A PRESERVAÇÃO DO BIOMA CERRADO NO PLANALTO CENTRAL DO BRASIL. OS CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL CONTRIBUEM PARA A SUSTENTABILIDADE DO CERRADO, SENSIBILIZANDO AS PESSOAS PARA QUE PERCEBAM A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR ESSE BIOMA E DESEJEM FAZER ISSO.