O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM PROJETO DE INCLUSÃO DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, À LUZ DO PENSAMENTO DOS DOCENTES ENVOLVIDOS NA PROPOSTA. PARA TAL, SERÃO APRESENTADAS AS CONSIDERAÇÕES FEITAS PELO CORPO DOCENTE DURANTE A APLICAÇÃO DA MATRIZ SWOT NA ETAPA DE AVALIAÇÃO INTERNA DO PROJETO, VISANDO DISCUTIR CAMINHOS PARA QUE A GESTÃO ADMINISTRATIVA CONTRIBUA COM A GESTÃO PEDAGÓGICA. AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS MEDIANTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ENTREVISTA ESTRUTURADA. A METODOLOGIA DE PESQUISA UTILIZADA FOI QUALITATIVA EXPLORATÓRIA. CONCLUI-SE QUE A GESTÃO DO PROJETO ERA BASICAMENTE PEDAGÓGICA E QUE NÃO EXISTIA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESTRUTURADO NA ESCOLA QUE PERMITISSE UMA GESTÃO ADMINISTRATIVA EFETIVA DO PROJETO. DESTA FORMA, VISLUMBRA-SE O APRIMORAMENTO DE UMA GESTÃO ADMINISTRATIVA, QUE CONTRIBUA PARA UM PROCESSO DE REVISÃO DAS CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO DA INSTITUIÇÃO, MELHORANDO A QUALIDADE E A IMAGEM DO PROJETO PERANTE A COMUNIDADE ESCOLAR.