O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DO 5O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ FÉLIX DA SILVA JÚNIOR, SITUADA NA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS/RN. ESTE ARTIGO É ORIUNDO DE UMA PREPOSIÇÃO METODOLÓGICA ENSAIADA NO COMPONENTE CURRICULAR “A GEOGRAFIA NO ESPAÇO ESCOLAR” OFERTADO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), EM QUE TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL A GEOGRAFIA E CIDADANIA. ASSIM, FOI PROPOSTO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM UM TOTAL DE 10 AULAS, QUE GIROU EM TORNO DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO SE DEU O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO DE SÃO JOSÉ DA PASSAGEM?
PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTE TRABALHO, FIZEMOS O USO DAS IDEIAS DE EDUCAR COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO DE DEMO (2015), PARA DIALOGAR COM O ENSINO DE GEOGRAFIA CASTELLAR (2005), CALVALVANTI (1998) E STRAFORINI (2001), EM TERMOS DE METODOLOGIA, UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE MINAYO (2001) E ZABALA (1998). COM ESTE TRABALHO, PERCEBEMOS QUE ATRAVÉS DO EDUCAR PELA PESQUISA OPORTUNIZA UMA MELHOR COMPREENSÃO DA REALIDADE QUE OS EDUCANDOS ESTÃO INSERIDOS, BEM COMO É UMA PROPOSTA EM CONSONÂNCIA COM A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI.