A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA PODER ALCANÇAR UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E RESULTA FUNDAMENTAL TRABALHAR ASSUNTOS RELACIONADOS COM ISSO AO LONGO DE TODA A ETAPA DE ESCOLARIZAÇÃO. A CARTA DE BELGRADO FOI CRIADA PELO SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ORGANIZADO PELA UNESCO NA CIDADE DE BELGRADO, ANTIGA IUGOSLÁVIA, NO ANO DE 1975. ELA DEFINE ALGUNS OBJETIVOS E DIRETRIZES PARA PROGRAMAS QUE ABORDEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TANTO DA EDUCAÇÃO FORMAL COMO NÃO FORMAL, PARA OS DESTINATÁRIOS POSSÍVEIS DESSES PROGRAMAS. O CENTRO APRENDIZ DE PESQUISADOR (CAP), INSERIDO NO CENTRO DE PESQUISA EM MEIO AMBIENTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CEPEMA - USP), É UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, ONDE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DA BAIXADA SANTISTA PODEM VISITAR E REALIZAR DIVERSAS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, UTILIZANDO E DESENVOLVENDO HABILIDADES CIENTÍFICAS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO MOSTRAR EM QUAIS ASPECTOS DOS OBJETIVOS E DIRETRIZES DA CARTA DE BELGRADO, DUAS ATIVIDADES DO CAP SE ENQUADRAM: DUAS DAS ATIVIDADES DO CAP AQUELAS DE RECICLAGEM E TRILHA INTERPRETATIVA. EM TODAS AS ETAPAS DA DINÂMICA DA ATIVIDADE, SE OBSERVOU QUE EXISTE CORROBORAÇÃO E CONSTANTE ALINHAMENTO AOS OBJETIVOS E DIRETRIZES DA CARTA DE BELGRADO DEMONSTRANDO UMA OPORTUNIDADE DE ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NESTE TIPO DE ATIVIDADES DENTRO DO CAP. OS QUESTIONÁRIOS DE OPINIÃO DOS 304 ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ATIVIDADE DEMONSTRARAM QUE ALÉM DE RESULTAR EM UMA OPÇÃO DE ABORDAR CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OS ESTUDANTES GOSTAM DE PARTICIPAR DELAS.