COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELA EDUCAÇÃO NACIONAL, ESTE ARTIGO BUSCA COMPREENDER, BIBLIOGRAFICAMENTE, O PROCESSO DE FORMAÇÃO HISTÓRICA DA ESCOLA NO BRASIL COLÔNIA, A PARTIR DOS PADRES JESUÍTAS DA COMPANHIA DE JESUS. A ATUALIDADE DESTA MESMA EDUCAÇÃO BASEIA-SE NOS DADOS GERADOS PELO FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO – INCHEON 2015, EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUITATIVA DE QUALIDADE A NÍVEL MUNDIAL. EM RELAÇÃO AO CONTEXTO NACIONAL CONTA-SE COM AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA DA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS – INFORME I DE JUNHO DE 2020, SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA NA VISÃO DE PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, POR SEREM ESTES DADOS RELEVANTES E ATUAIS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A NÍVEL DE PROPOSTA PÓS-PANDEMIA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA, TOMA-SE POR BASE O DOCUMENTO DA UNESCO QUE ELENCA DEZ PONTOS COMO ALTERNATIVAS VIÁVEIS NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA “INCLUSÃO ESCOLAR” FRENTE AS GRANDES DESIGUALDADES SOCIAIS EXISTENTES AO LONGO DO MUNDO. TRATA-SE DE UM TRABALHO RELEVANTE, ATUAL, OBJETIVANDO UMA MAIOR COMPREENSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUA CONDIÇÃO HISTÓRICA EM BUSCA DA QUALIDADE, EQUIDADE E IGUALDADE.