AS IMAGENS ATUALMENTE ESTÃO GANHANDO MAIS ESPAÇO EM NOSSAS VIDAS, SEJA EM SITUAÇÕES DE TRABALHO OU EM MOMENTOS DE DIVERSÃO. OS LIVROS DIDÁTICOS HÁ TEMPOS UTILIZAM TEXTOS IMAGÉTICOS EM SEU CONTEÚDO, RESULTANDO EM UM CRESCIMENTO NA FORMA DE ATRAIR A ATENÇÃO DOS ALUNOS. PENSANDO NA MANEIRA COMO AS IMAGENS TAMBÉM SÃO TRANSMISSORAS DE MENSAGENS, OS TEÓRICOS KRESS E VAN LEEUWEN CRIARAM A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL (1996), BASEADOS NA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DE HALLIDAY (1994), PARA MELHOR COMPREENDER O MODO COMO AS IMAGENS COMUNICAM. UTILIZANDO OS CONCEITOS PROPOSTOS PELOS AUTORES, ANALISAMOS QUATRO FIGURAS PRESENTES EM DIFERENTES SEÇÕES DA UNIDADE 1 DO LIVRO DE INGLÊS PARA INICIANTES “TOUCHSTONE 1 STUDENT’S BOOK”(2014). A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO, VISANDO OBSERVAR E DESCREVER ASPECTOS REAIS DO FENÔMENO, TRABALHANDO COM MOTIVOS, CRENÇAS E ATITUDES, (MINAYO, APUD GERHARDT; SILVEIRA, 2009). BUSCAMOS VERIFICAR A MANEIRA QUE OS LIVROS DIDÁTICOS ESTÃO USUFRUINDO DOS TEXTOS IMAGÉTICOS QUE DEPENDENDO DE COMO SÃO EXPLORADOS, PODEM AJUDAR NO APRENDIZADO DE ALUNOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. PERCEBEMOS QUE AS IMAGENS SELECIONADAS PELO LIVRO EM QUESTÃO NÃO SÃO MERAMENTE ILUSTRATIVAS. ELAS TRAZEM UMA CARGA SEMÂNTICA GRANDE E AJUDAM O LEITOR A COMPREENDER MELHOR AS DIVERSAS SITUAÇÕES DE FALA, AMPLIANDO MAIS A SUA COMPREENSÃO EM RELAÇÃO À LÍNGUA INGLESA.