ESTE TRABALHO VISA COMPROVAR A PARTICIPAÇÃO DA CULTURA E RELIGIOSIDADE DOS BANTOS NA BAIXADA FLUMINENSE. ORIUNDOS DA ÁFRICA CENTRO-OCIDENTAL, FORAM ESPALHADO POR TODO O TERRITÓRIO BRASILEIRO, DO INÍCIO AO FIM DA ESCRAVIDÃO. OS BANTOS CRIARAM DENTRE OUTRAS FORMAS DE RESISTÊNCIA À ESCRAVIDÃO, A RELIGIÃO CHAMADA CALUNDU, QUE DEU ORIGEM AO CANDOMBLÉ BANTO, O QUAL PERDURA ATÉ OS DIAS ATUAIS, NÃO SÓ NA BAIXADA FLUMINENESE, COMO EM OUTRAS REGIÕES DO BRASIL. FAZ-SE NECESSÁRIO DIVULGAR A SUA CULTURA E RELIGIOSIDADE, COMO SUBSÍDIOS PARA A JUSTIFICATIVA DO SEU RECONHECIMENTO PATRIMONIAL, COMO NAÇÃO E RELIGIÃO NESSA REGIÃO DEMOGRAFICAMENTE BANTA. EM RAZÃO DISSO, COM OS RESULTADOS OBTIDOS, DESENVOLVER UM MATERIAL DE CONTRIBUIÇÃO HISTORIOGRÁFICA E PEDAGÓGICA, PARA APLICAR NO ENSINO BÁSICO, E POSSIBILITAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO BÁSICO, NESSA TEMÁTICA, COMO IMPLEMENTAÇÃO DA LEI. 10.639/2003/PR. DESTA FORMA, PROVOCARÁ, A SOCIEDADE BRASILEIRA A MERGULHAR NELA MESMA, BUSCANDO ENTENDER AQUILO QUE AINDA NÃO FOI BEM COMPREENDIDO EM FUNÇÃO DA NEGLIGÊNCIA SOBRE O CONHECIMENTO DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS DISPERSOS. A METODOLOGIA TEVE O APOIO DA TRADICIONAL ORALIDADE BANTA, NA APROXIMAÇÃO COM OS TERREIROS DA REGIÃO, PARA ENTREVISTAS SACERDOTAIS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS FECHADOS, OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES COM RELATOS, FOTOGRAFIAS, GRAVAÇÕES, FILMAGENS. TAMBÉM, USOU-SE A INTERNET ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS, SITES, BLOGS, E ETC, EM VIRTUDE DA CULTURA E RELIGIOSIDADE BANTAS CALCAREM-SE NA ORALIDADE. TUDO ISSO, DEVIDAMENTE AUTORIZADO E APOIADO POR UMA MINUCIOSA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS AUTORES CITADOS AO LONGO DO TEXTO.