O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU FAZER UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICAS DA ESCOLA CAETANO CORRÊA LEÃO, SITUADA NO CAMPO, ESTANDO LOCALIZADA NA VILA SUSPIRO, PA-430, NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI, PARÁ, CONTEMPLANDO O CONTEXTO E O HISTÓRICO DA ESCOLA, A GESTÃO ESCOLAR, A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS, O CONTEXTO SOCIAL E ECONÔMICO DO TERRITÓRIO QUE A ESCOLA ESTÁ SITUADA E A RELAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA/COMUNIDADE, PARA ASSIM ALCANÇARMOS UMA VISÃO MAIS AMPLA DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS QUE TEM SIDO DESENVOLVIDA. O LEVANTAMENTO DE DADOS OCORREU DURANTE AS DISCIPLINAS DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADO I E II DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM ÊNFASE EM CIÊNCIAS NATURAIS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS ABAETETUBA NOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO DE 2016, APÓS AUTORIZAÇÃO DA ESCOLA POR MEIO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE). OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE OBSERVAÇÕES, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E CONVERSAS INFORMAIS COM ALUNOS, EQUIPE GESTORA, PROFESSORA DE CIÊNCIAS, CUIDADORA E CINCO MORADORES DA VILA SUSPIRO/PAIS DE ALUNOS, TENDO COMO FERRAMENTAS: ROTEIROS DE PERGUNTAS, GRAVADOR, CÂMERA FOTOGRÁFICA E CADERNO DE ANOTAÇÕES QUE AUXILIARAM NA COLETA DE INFORMAÇÃO. OS DADOS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALITATIVA A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS ENTREVISTADOS E DIÁRIOS DE CAMPO. COMO RESULTADO, DESTACAMOS A PRINCÍPIO, O HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO QUE ATENDE DOZE (12) LOCALIDADES DE REGIÕES DE TERRA FIRME E VÁRZEA, A QUAL SURGIU A PARTIR DA NECESSIDADE DOS MORADORES DAS COMUNIDADES: SUSPIRO, SANTO ANTÔNIO E ITAMIMBUCA. ATUALMENTE, A MESMA CONTEMPLA O NÍVEL FUNDAMENTAL (REGULAR) E MÉDIO PELO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME). CONSTATAMOS QUE A ESCOLA APRESENTA AINDA INÚMEROS DESAFIOS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICAS, PORÉM OBSERVA-SE QUE GRADUALMENTE A MESMA COMEÇA A ADENTRAR NAS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ABORDANDO ALGUNS ELEMENTOS DO CONTEXTO DO EDUCANDO, TENTANDO ENVOLVER CADA VEZ MAIS A FAMÍLIA, A CULTURA, O AMBIENTE E SUAS SINGULARIDADES, CONTUDO AINDA NÃO É SUFICIENTE PARA A QUE A EDUCAÇÃO DO CAMPO SE CONCRETIZE TOTALMENTE, POIS É UM PROCESSO LONGO, TRANSFORMADOR, QUE NECESSITA DE FORMAÇÕES ESPECIFICAS E PORVENTURA A ESCOLA JÁ COMEÇOU A CONSTRUIR NATURALMENTE.