ESTE ENSAIO PROPÕE UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO ESTADO DE BEM-ESTAR NA INFÂNCIA TECENDO DISCUSSÕES DE COMO ESTA GERAÇÃO É PENSADA E RECONHECIDA DE MODO HISTÓRICO NO ÂMBITO SOCIAL, ENREDANDO CONCEPÇÕES TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA RELACIONAL AO TRATAREM DE CATEGORIAS COMO REPRODUÇÃO SOCIAL, HABITUS, PODER E CAPITAL (RE) PENSANDO AS TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS NAS INFÂNCIAS (TASSINARI, 2009). NESSE CONTEXTO NA INTENÇÃO DE TRATAR O RECONHECIMENTO DAS CRIANÇAS ENTENDIDAS NA ESFERA SOCIAL COMO SUBORDINADAS E SENSÍVEIS DIANTE DAS IMPERATIVAS TRANSFORMAÇÕES MUNDIAIS E DAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS, EM SEUS (RE) MODELAMENTOS CAPITALISTAS, ABORDAM-SE QUESTIONAMENTOS APOIADOS EM AUTORES (AS) DOS ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA INFÂNCIA. PROCURANDO TRAÇAR UM ARREMATE FINAL, REFORÇO AS DISPOSICIONALIDADES EM MOVIMENTO NA INFÂNCIA E AS SINGULARIDADES DAS CRIANÇAS ENQUANTO AGENTES SOCIAIS ATIVOS E PRESENTES NAS TRAMAS SOCIAIS.