COM BASE EM ESTUDO TEÓRICO-REFLEXIVO ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ESTE TEXTO PAUTA-SE NA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. LEITURA E ESCRITA PODEM SER CONSIDERADAS COMO PARTE ESSENCIAL DO SABER, UMA VEZ QUE FUNDAMENTAS EM INÚMERAS HABILIDADES, VIABILIZANDO ASSIM A COMPREENSÃO DO OUTRO E DE TUDO QUE O CERCA NO MUNDO, BEM COMO A CONSTRUÇÃO A RESPEITO DA VIRTUALIZAÇÃO DO TEXTO E ATUALIZAÇÃO DA LEITURA COM A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CONTEXTO ESCOLAR E FORA DELA. AS REFERÊNCIAS TEXTUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MEIOS POR ONDE É POSSÍVEL ADQUIRIR E FORMATAR RELATIVOS POSICIONAMENTOS, PROPORCIONANDO A REALIZAÇÃO DO QUESTIONAMENTO A RESPEITO DA POTENCIALIDADE DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO PENSANTE. PARA A REALIZAÇÃO DO PRESENTE ARTIGO OPTOU-SE POR FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM REFERÊNCIAS BASEADAS EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, BEM COMO TEXTOS PUBLICADOS EM ENDEREÇO ELETRÔNICO E ATRAVÉS DA PESQUISA DOCUMENTAL. TAL ABORDAGEM SURGIU DA NECESSIDADE DE CONHECER MELHOR SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, COMPREENDENDO ASSIM OS PROCESSOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA. EM DECORRÊNCIA DISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO VERIFICAR A INTERAÇÃO DA ESCOLA E, PRINCIPALMENTE, O OLHAR DOCENTE EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.