O PRESENTE RELATO DE EXPERI?NCIA VISA DESCREVER OS RESULTADOS DA APLICA??O DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA SOBRE A VIOL?NCIA CONTRA A MULHER NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, EM UMA TURMA DE DOZE ALUNOS DO QUARTO ANO DO ENSINO M?DIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS ? IFAL. A SEQU?NCIA DID?TICA APLICADA POSSIBILITA DESENVOLVER NO ALUNO UM NOVO OLHAR SOBRE A TEM?TICA, NA MEDIDA EM QUE TRABALHA O CONTE?DO ATRAV?S DIFERENTES RECURSOS PEDAG?GICOS QUE PRIORIZAM E ESTIMULAM SUA CAPACIDADE REFLEXIVA, DE RECONHECER E INTERVIR NOS PROBLEMAS SOCIAIS A SUA VOLTA, LEVANDO EM CONSIDERA??O SUAS OPINI?ES, ANSEIOS E NECESSIDADES, SEM DISSOCI?-LAS DO VI?S PROFISSIONALIZANTE INERENTE AOS INSTITUTOS FEDERAIS. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APROFUNDAR E FOMENTAR AS DISCUSS?ES ACERCA DA VIOL?NCIA DE G?NERO ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO M?DIO INTEGRADO, CONDUZINDO-OS PARA UMA FORMA??O CADA VEZ MAIS CIDAD?. PARA A SUA REALIZA??O, FOI UTILIZADA UMA PESQUISA ANTERIOR QUE FORNECEU DADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SEQU?NCIA DID?TICA, EM SEGUIDA, SUA APLICA??O, E POR FIM, A AN?LISE DA EFETIVIDADE DESSE RECURSO ENTRE OS SUJEITOS INVESTIGADOS. UTILIZOU-SE O QUESTION?RIO DE PERGUNTAS MISTAS COMO MECANISMO PARA OBTEN??O DESSES DADOS. OBSERVOU-SE QUE A DISCUSS?O EM TORNO DO TEMA ? RELEVANTE PARA OS ALUNOS E QUE ESTES T?M INTERESSE EM APROFUNDAR SEU CONHECIMENTO NA ?REA. CONCLUI-SE QUE, APESAR DE A TURMA SER PEQUENA, OS RESULTADOS S?O POSITIVOS, POIS OS ALUNOS CONSEGUIRAM ASSIMILAR O CONHECIMENTO DE MANEIRA SATISFAT?RIA, E QUE OS RECURSOS APRESENTADOS CONTRIBU?RAM PARA QUALIFICAR O ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE ELES.