O ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR ELEMENTOS DA HISTORICIDADE DA FILOSOFIA NO CAMPO DA AMIZADE, COM DESTAQUE PARA ARIST?TELES, MONTESQUIEU E MONTAIGNE, EM VISTA DE DISCUTI-LOS E DE PROBLEMATIZ?-LOS ? LUZ DAS RELA??ES ENTRE PROCESSOS EDUCATIVOS E AFETIVIDADE. ENTRE SINCERIDADES, ADULA??ES OU INDIFEREN?AS, AS DIST?NCIAS DA INTERSUBJETIVIDADE, MODULADAS PRESENCIAL OU VIRTUALMENTE, FLEXIBILIZAM-SE E ASSUMEM DIFERENTES FORMAS QUE SE PROJETAM NAS RELA??ES E NOS PROCESSOS EDUCATIVOS. A AMIZADE, COMO OBJETO DE POUCA ATEN??O E PRODU??O NA PR?XIS EDUCATIVA, CORRE O RISCO DE SE ANACRONIZAR COM OS IMPULSOS TECNOL?GICOS QUE FACILITAM AS DIN?MICAS INTERATIVAS NO ?MBITO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, AUSENTES DE CORPOS, RAREFEITA EM SENSORIALIDADES E TROCAS ESPIRITUAIS E NOTAVELMENTE RICA EM INTERATIVIDADES DE ORDEM COGNITIVA. AS POTENCIALIDADES E LIMITES DE CONSTITUI??O DE AFETIVIDADES AMICAIS NESSA GRADA??O TENDENTE ?S NUVENS ABREM REFLEX?ES SOBRE DESCONHECIMENTO INTERSUBJETIVO E PROCESSOS EDUCATIVOS, O QUE A TRADI??O EDUCATIVA PRESENCIAL JAMAIS SUPEROU.