O TEXTO VEM TRATAR SOBRE DISCUSSÕES QUE SE VOLTAM PARA QUESTÕES DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA, SEJAM ELAS DE PORTE FÍSICO OU PSICOLÓGICO. O OBJETIVO DESSE TRABALHO SE VOLTA PARA INVESTIGAR QUAIS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA TÊM CHEGADO À ESCOLA COMO UM TODO. E AINDA ENTENDER SE ESSAS VIOLÊNCIAS – FÍSICAS E MENTAIS – TÊM GERADO ALGUM TIPO DE ADOECIMENTO NOS SUJEITOS, SEJAM NOS ALUNOS, NA FAMÍLIA, NOS PROFESSORES E NA COMUNIDADE COMO UM TODO. A PESQUISA TEM COMO BASE O MÉTODO BIBLIOGRÁFICO. AS BUSCAS FORAM FEITAS EM BANCOS DE DADOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS, NA SUA MAIOR PARTE NO SCIELO, NOS ANOS DE 2014 A 2018. OS RESULTADOS DENUNCIAM QUE A VIOLÊNCIA TEM SE CARACTERIZADO COMO UMA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. OS PROFESSORES E AS ESCOLAS TÊM BUSCADO RESOLVER ESSE GRAVE PROBLEMA, PARTINDO PARA PERSPECTIVAS COMO PROJETOS NO ESPAÇO ESCOLAR QUE TRATEM DE TEMAS RELACIONADOS, BUSCANDO O DIÁLOGO COMO MEIO DE SOLUÇÃO.