O CONCEITO DE INCLUSÃO SOCIAL VEM ATRAVÉS DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, QUE FOI ELABORADO NA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL, NA CIDADE DE SALAMANCA EM 1994, NO QUAL EFETIVOU A GARANTIA DOS DIREITOS DE UMA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIENCIA VISUAL NAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS, DESELVOLVENDO UMA INCLUSÃO SOCIAL (XAVIER, 2012). NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA QUE TEVE COMO OBJETIVO BUSCAR PESQUISAS EDUCACIONAIS QUE EXEMPLIFICASSEM E APRESENTASSEM A UTILIZAÇÃO DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL. A COLETA DE DADOS DEU-SE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS BASES DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO, SCIELO E LILACS. INICIALMENTE FORAM ENCONTRADOS 582 TRABALHOS. DESTES, APENAS 16 ABORDAVAM A UTILIZAÇÃO DA IMPRESSÃO 3D COMO CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DE ENSINO PARA ALUNOS CEGOS. OS RESULTADOS APRESENTAM QUE MESMO COM UMA GRANDE QUANTIDADE DE TRABALHOS COM USO DA IMPRESSÃO 3D EM OUTRAS ÁREAS E ASPECTOS, A ÁREA EDUCACIONAL ESPECIFICAMENTE COMO INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS, AINDA REQUER ESTUDOS, APRESENTANDO ASSIM, UMA QUANTIDADE PEQUENA DE PESQUISAS. PORÉM, MUITO DO QUE JÁ FOI DESENVOLVIDO EM PESQUISAS, FORAM EFETIVAS E CONFIRMA QUE COM UMA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO EDUCADOR PODERÁ SIM SER UMA METODOLOGIA APLICADA EM TODAS AS ÁREAS DA EDUCAÇÃO.