O PRESENTE TRABALHO APRESENTA AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL DIRECIONADO NO
PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM. DESTA FORMA, O OBJETIVO AQUI É PROMOVER UMA ANÁLISE E REFLEXÃO
EM TORNO DO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NA ESCOLA REGULAR, VOLTADO PARA O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
ESPECIAL, DE MANEIRA QUE O NOSSO FOCO CENTRAL É ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE
OS PARADIGMAS INCLUSIVOS. O CARÁTER METODOLÓGICO É DE CUNHO QUALITATIVO, SE CONFIGURANDO NOS MOLDES
DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ASSIM LANÇAMOS MÃO DO OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR
DAS PESSOAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ARTICULAÇÃO COM O TRABALHO DESEMPENHADO PELO
PSICOPEDAGOGO QUE ATUA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. FINALIZAMOS APONTANDO QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA
AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL DENTRO DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, HAJA VISTA
AS PARTICULARIDADES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS
DO ESPECTRO AUTISTA E ALTAS-HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, DE FORMA QUE, O PSICOPEDAGOGO APRESENTA
FORMAÇÃO ADEQUADA E ASSIM CONHECIMENTOS IMPORTANTES QUE SUBSIDIAM O APOIO E DESCOBERTA DAS
FORMAS DE APRENDER DE CADA ALUNO, RESPEITANDO SUAS PARTICULARIDADES.