A DISCUSSÃO EM TORNO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO HISTÓRICO DESSE COMPONENTE CURRICULAR, UMA VEZ QUE MUITAS PRÁTICAS VIGENTES NO SEIO ESCOLAR SÃO RESULTADO DO TRANSCENDENTAL HISTÓRICO QUE PERPASSA AS TRANSIÇÕES ENTRE AS ORIENTAÇÕES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. LOGO, COMPREENDERMOS QUE ESSA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, ASSIM COMO A CONTEXTUALIZAÇÃO ACERCA DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO E DOS GÊNEROS DISCURSIVOS, POSSIBILITA COMPREENDER ALGUMAS EVIDÊNCIAS NAS PRÁTICAS DE ENSINO E, POR CONSEGUINTE, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. COM ISSO, TEMOS COMO OBJETIVO NESTE ARTIGO ANALISAR COMO OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, PARTICIPANTES DO SUBPROJETO LETRAS/PORTUGUÊS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), REFLETEM SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, COMO TAMBÉM SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DOS REGISTROS ESCRITOS ACERCA DE SUAS VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ISSO, SÃO UTILIZADOS REGISTROS ESCRITOS NOS GÊNEROS DISCURSIVOS ANOTAÇÕES DE CAMPO E DIÁRIOS REFLEXIVOS, PRODUZIDOS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO, A PARTIR DE ATIVIDADES REALIZADAS EM PARCERIA COM PROFESSORES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. COM BASE NOS DADOS ANALISADOS, OBSERVAMOS QUE, NAS PRÁTICAS DE ESCRITA QUE REALIZAM, OS PROFESSORES PROMOVEM AUTORREFLEXÕES QUE EXPRESSAM TRANSIÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E NA FORMAÇÃO DOCENTE.