ESTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, NA QUAL OS CONHECIMENTOS DA SOCIOLOGIA MARCAM PRESENÇA. TRATA-SE DO NÚCLEO TECNOLÓGICO/PROFISSIONALIZANTE DA MODALIDADE EPCT, EM UM COMPONENTE CURRICULAR ARTICULADOR DA FORMAÇÃO EM INFORMÁTICA (NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO). ADOTANDO PROCEDIMENTOS QUE SE APROXIMAM DE UMA PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA, EM QUE OS DISCENTES SÃO CONVIDADOS AO PROTAGONISMO, A PARTIR DA PROMOÇÃO DE SEUS POTENCIAIS CRIATIVOS E INTERESSES DE PESQUISA. DISPONDO ASPECTOS CONCEITUAIS LIGADOS À NOÇÃO DE CONSTRUÇÃO SOCIOTÉCNICA, FERRAMENTAS ANALÍTICAS ATINENTES A UM MODELO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL DA TECNOLOGIA (SCOT), FORMA-SE UM COLETIVO INVESTIGADOR QUE É EXPOSTO TEORICAMENTE ÀS POSSIBILIDADES DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE APARATOS E PROCESSOS TECNOLÓGICOS DE COM POTENCIAL TRANSFORMADOR DAS DIVERSAS DINÂMICAS SOCIAIS. FOI PERCEBIDO QUE A VALORIZAÇÃO DO DISCENTE, COMO PARTE INTEGRANTE E INTEGRAL DE UM COLETIVO INVESTIGADOR, ANGARIOU IDEIAS E PROJETOS QUE INDICAM UMA ADESÃO DOS ESTUDANTES À POSSIBILIDADE DE VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DA SOCIOLOGIA NÃO SOMENTE COMO DISCIPLINA PROPEDÊUTICA, MAS COMO ÁREA EM CONSTANTE DIÁLOGO COM SUAS NECESSIDADES DE PROFISSIONALIZAÇÃO.