RESUMO
O CONTO "A MÁSCARA DA MORTE RUBRA”, DE EDGAR ALLAN POE, ORIGINALMENTE PUBLICADO EM 1842 NO LIVRO HISTORIAS EXTRAORDINÁRIAS, RELATA, ATRAVÉS DE SEU NARRADOR ONISCIENTE, UMA HISTÓRIA DE HORROR, QUE INSPIROU, MAIS TARDE, VERSÕES CINEMATOGRÁFICAS E DRAMÁTICAS. TAL CONTO CONSTITUI-SE FOCO DE ANÁLISE DO PRESENTE ESTUDO, A PARTIR DA PROPOSTA DE LEITURA RESPALDADA TEORICAMENTE POR ESTUDIOSOS COMO JOUVE (2002), ROUXEL ET AL (2013), ROUXEL (2018), QUE, DE UM MODO GERAL, DEFENDEM A IMPORTÂNCIA DA SUBJETIVIDADE DO LEITOR COMO ELEMENTO PREPONDERANTE NO PROCESSO DE LEITURA. METODOLOGICAMENTE, OPTAMOS PELA INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA ANALÍTICO-INTERPRETATIVA POR SER ADEQUADA À ANÁLISE DA PROPOSTA, VALENDO-NOS, PARA ISSO, DE LEITURAS E ANÁLISES DO TEXTO LITERÁRIO SELECIONADO, DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS E DE REGISTROS DE EXPERIÊNCIAS VOLTADOS A PROPOSTAS DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE LEITURA, MAIS ESPECIFICAMENTE A DO DIÁRIO DE LEITURA, EM QUE A SUBJETIVIDADE DO LEITOR ASSUME PAPEL PREPONDERANTE. RESSALTAMOS QUE ESTE TRABALHO REFLETE OS ESFORÇOS DE DAR CONTINUIDADE A ESTUDOS ACERCA DE METODOLOGIAS DE ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA, VOLTADOS À EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADO, ESPERAMOS ALARGAR OS HORIZONTES DE APLICAÇÃO/EXPERIMENTAÇÃO DE ABORDAGENS DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO, COM VISTAS À POTENCIALIZAÇÃO DO TRABALHO DE FORMAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA.