DEVIDO À POSSIBILIDADE DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS REPRESENTAREM AMBIENTES NOS QUAIS CONFLITOS
PODEM OCORRER, ALÉM DA POSSIBILIDADE DE INTERFERÊNCIA NO TEMPO E NA QUALIDADE DA VIDA ESCOLAR,
ESTE TRABALHO, CARACTERIZADO COMO UMA PESQUISA DE CAMPO, QUALITATIVA E QUANTITATIVA E DE CORTE
TRANSVERSAL, POR INTERMÉDIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR QUAL
A AVALIAÇÃO DE PAIS DE ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFPB COMO
ELES AVALIAVAM A GESTÃO DO USO DAS REDES SOCIAIS DOS FILHOS ATRAVÉS DE DOIS PONTOS: O MODO COMO
OS FILHOS USAM AS REDES SOCIAIS E SE ESTE USO INTERFERIA NA ROTINA E RENDIMENTO ESCOLAR. OS
RESULTADOS MOSTRARAM QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES ACREDITA QUE OS FILHOS USAM BEM AS REDES
SOCIAIS (78,7%), JUSTIFICANDO QUE O USO DESTAS REDES OCORRE DE FORMA MONITORADA (23,4%),
CONSCIENTE (19,3%), COMO ENTRETENIMENTO E COMUNICAÇÃO (14,8%) E TAMBÉM SÃO UTILIZADAS
COMO FERRAMENTAS PARA AUXÍLIO ESCOLAR (12,7%). IGUALMENTE, A MAIOR PARTE DOS PAIS (64,15%)
AFIRMOU QUE O USO DAS REDES SOCIAIS NÃO INTERFERIA NA ROTINA ESTUDANTIL E NO RENDIMENTO
ACADÊMICO DOS FILHOS(AS), PRINCIPALMENTE PORQUE AVALIARAM QUE A AÇÃO DE ESTUDAR SE SOBRESSAIA.
DESTE MODO, OCORRE A GESTÃO EFICAZ DOS HORÁRIOS DE ESTUDO (26,47%) E TAMBÉM, PORQUE OS
FILHOS(AS) ESTÃO EM CONSTANTE OBSERVAÇÃO E ORIENTAÇÃO (26,47%). O PRESENTE ESTUDO SUGERE QUE
OS PAIS POSSAM TER UM MOMENTO DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS SOBRE OS PROCESSOS DE GESTÃO DE REDES
SOCIAIS, FOMENTANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADE E A SEGURANÇA PARA CONTRIBUIR COM O
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS SEUS FILHOS.