RESUMO
AS HABILIDADES CIENTÍFICAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA NO SÉCULO XXI. ENTRE ELAS AQUELAS RELACIONADAS COM A CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, DO PENSAMENTO CRÍTICO, DA CRIATIVIDADE E DA COMUNICAÇÃO, SÃO ESSENCIAIS. O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DO INSTITUTO WEIZMANN DE CIÊNCIAS (IWC) DE ISRAEL DESENVOLVEU UMA METODOLOGIA DENOMINADA LSS (LEARNING SKILLS FOR SCIENCES= APRENDENDO HABILIDADES PARA CIÊNCIAS) CRIANDO ATIVIDADES DENTRO DE SEIS GRUPOS DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO CHAVES: RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO, SABER OUVIR E OBSERVAR , LEITURA E ESCRITA CIENTÍFICA, REPRESENTAÇÃO DE DADOS E APRESENTAÇÃO DE CONHECIMENTOS. OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E ASSESSORES PEDAGÓGICOS DA REDE PÚBLICA DE SÃO VICENTE (SP), TIVERAM A POSSIBILIDADE DE FAZER UM CURSO DE FORMAÇÃO EM APRENDENDO HABILIDADES PARA CIÊNCIAS (LSS),IMPLEMENTADO ATRAVÉS DE UMA PARCERIA ENTRE O INSTITUTO DE HABILIDADE E INOVAÇÃO (IHCI), REPRESENTANDO O IWC, A SEDUC DE SÃO VICENTE E O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO (NED) DO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E PESQUISA EM MEIO AMBIENTE (CEPEMA) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ..O OBJETIVO DO CURSO FOI QUE ELES PUDESSEM REALIZAR ATIVIDADES QUE PERMITAM APRIMORAR OS RECURSOS PEDAGÓGICOS QUE UTILIZAM COM SEUS ALUNOS PARA TRABALHAR ESTAS HABILIDADES QUE A BNCC INCENTIVA FORTEMENTE. O CURSO ACONTECEU DURANTE 6 ENCONTROS FORMATIVOS EM QUE CONSEGUIRAM REALIZAR DIVERSAS ATIVIDADES, CRIAR E IMPLEMENTAR ATIVIDADES PRÓPRIAS E INOVADORAS NA ESCOLA, COMPARTILHAR SUAS EXPERIÊNCIAS COM OS COLEGAS UTILIZANDO UMA PLATAFORMA ESPECÍFICA PARA ISSO DO IHCI E AVALIAR A FORMAÇÃO EM SI. SE APRESENTAM E DISCUTEM, OS RESULTADOS POSITIVOS DESTA EXPERIÊNCIA.