O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER OS EXAMES CLASSIFICATÓRIOS OCORRIDOS NO GRUPO ESCOLAR DE DIAMANTINA. O RECORTE TEMPORAL ESCOLHIDO, REFERE-SE A DATA DE CRIAÇÃO DO EDUCANDÁRIO, INSTITUIÇÃO IDEALIZADA PARA COLOCAR EM PRÁTICA A MODERNIDADE REPUBLICANA E 1916, ANO NO QUAL HOUVE A SEGUNDA TROCA DE DIREÇÃO. COMO METODOLOGIA, ESTA PESQUISA É QUALITATIVA, PRIMEIRAMENTE REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA, TENDO COMO REFERENCIAL GONÇALVES E FARIA FILHO (2007), MELLO (2009), GHIRALDELLI JR (2009) E FARIA FILHO (2014). PARA A COLETA DE DADOS FOI FEITA A ANÁLISE NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DA ÉPOCA E NO LIVRO DE PROMOÇÃO DO GRUPO. OS DADOS APONTAM QUE OS EXAMES CLASSIFICATÓRIOS, CARACTERÍSTICOS DO BRASIL IMPÉRIO, ERA UMA PRÁTICA PRESENTE NA CULTURA ESCOLAR DESTA INSTITUIÇÃO, POR SER UMA IMPOSIÇÃO DA LEGISLAÇÃO DA ÉPOCA. AS CERIMÔNIAS ACONTECIAM NO FINAL DO ANO LETIVO, E CONTAVAM COM A PRESENÇA DOS INSPETORES TANTO ESTADUAL, QUANTO MUNICIPAL; DA DIREÇÃO; DAS PROFESSORAS E DE OUTROS CONVIDADOS, COMO FAMILIARES, BANDA DE MÚSICA E A IMPRENSA LOCAL. PELAS ATAS PERCEBEMOS COMO O PROCESSO ERA DIRECIONADO DE FORMA EXCLUSIVA, UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE ALUNOS ERA REPROVADO E A MAIOR PARTE NÃO COMPARECIA ÀS SOLENIDADES.