O CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO APRESENTA-SE DE FORMA LIMITADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DEVIDO À FALTA DE FERRAMENTAS QUE AUXILIEM NA DIFUSÃO DESTA TEMÁTICA, ALÉM DO FATO DE QUE ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO SE RESTRINGE A AMBIENTES DE ENSINO NÃO FORMAIS, COMO MUSEUS E CENTROS DE PESQUISAS, O QUE CORROBORA PARA A FORMAÇÃO DE IDEALIZAÇÕES EQUIVOCADAS ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE OS ATUAIS GRUPOS DE ANIMAIS E OS EXTINTOS. PERANTE ISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI APLICAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA EXPLORAR A ORIGEM E EVOLUÇÃO DO GRUPO ARCHOSAURIA, DENTRO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA OCORREU COM DUAS TURMAS DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II B DE UMA ESCOLA MUNICIPAL SITUADA EM NATAL, RN. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM ORGANIZADAS EM 04 ETAPAS: I) PRODUÇÃO DE MAPAS MENTAIS SOBRE OS DINOSSAUROS; AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA SOBRE O GRUPO ARCHOSAURIA E PERÍODOS GEOLÓGICOS COM AUXÍLIO DE UMA LINHA DO TEMPO NA FORMA DE MUSEU EXPOSITIVO; III) EXPOSIÇÃO E DISCUSSÃO DE UM CLADOGRAMA EXPLORANDO A HISTÓRIA EVOLUTIVA DO GRUPO EXPLORADO E; IV) APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, VERIFICOU-SE O POTENCIAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES SOBRE O GRUPO ARCHOSAURIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS ESTABELECIDAS PELO MEIO CULTURAL EM QUE OS MESMOS SE ENCONTRAVAM. POR FIM, SALIENTA-SE A RELEVÂNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DIVERSIFICADAS SÃO EFICAZES E PODEM CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA EM TEMAS DE PALEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.