NA CONTEMPORANEIDADE, AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO TÊM SIDO BASTANTE DISCUTIDAS, PRINCIPALMENTE AS QUE ESTÃO LIGADAS A FORMAÇÃO DOCENTE E AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, POIS A ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRIMORAMENTO DO CONHECIMENTO, VEM PASSANDO POR MUITAS TRANSFORMAÇÕES QUE AFETAM TODO O SEU CONTEXTO E, REFLETIR ACERCA DOS PROCESSOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS MODERNO E OS ENTRAVES QUE IMPEDEM A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, PODE CONTRIBUIR PARA PERCEBER ALGUMAS QUE QUESTÕES QUE NECESSITAM DE AÇÕES MAIS RELEVANTES PARA SEREM IMPLANTADAS NAS ESCOLAS. COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, ALGUMAS POSSIBILIDADES DE PROJETOS E PROGRAMAS VOLTADOS PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS DETECTADOS NO CONTEXTO ESCOLAR VEM SENDO UMA DAS ALTERNATIVAS NA TENTATIVA DE SOLUCIONÁ-LOS. NESTE SENTIDO, ESTE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO BUSCOU LEVANTAR ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE OS OBSTÁCULOS PRESENTES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, DISCUTINDO A PARTIR DO CONTEXTO HISTÓRICO, A IMPORTÂNCIA QUE A IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS PODE TRAZER PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EXISTENCIAIS ÂMBITO ESCOLAR.