NESTE ARTIGO TEMOS COMO OBJETIVO PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DE ESCRITA DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO E DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA, NUM CONTEXTO DE ENSINO EM QUE A PROFESSORA TAMBÉM ASSUMIU O PAPEL DE PESQUISADORA. TRATA-SE DO RECORTE DE UMA PESQUISA-AÇÃO, QUE SE INSERE NO CAMPO DA LINGUÍSTICA APLICADA, QUE ANALISOU COMO OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SE APROPRIAM DA ESCRITA EM EVENTOS DE LETRAMENTO DURANTE A PREPARAÇÃO PARA O ENEM (EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO). PARA ANCORAR AS REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE DOS DIÁRIOS DA PROFESSORA E DOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS, RECORREMOS AOS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO, COMO STREET (1984), IVANIC (1998), ROJO (2009), KLEIMAN (1995), ENTRE OUTROS. A ANÁLISE DOS DADOS PERMITIU A VERIFICAÇÃO DE UM CENÁRIO EM QUE A CONCEPÇÃO DE ESCRITA DOMINANTE NAS PRÁTICAS DE ENSINO EM QUE OS DADOS FORAM COLETADOS É A DE LETRAMENTO AUTÔNOMO. ISSO SE JUSTIFICA, SOBRETUDO, PELAS EXIGÊNCIAS DO ENEM, QUE CONTRIBUEM PARA QUE PROFESSORA E ESTUDANTES ATENDAM ÀS DETERMINAÇÕES DA PROPOSTA DE ESCRITA IMPOSTA NA ELABORAÇÃO DA REDAÇÃO.