ESTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PROPOSTA DA DISCIPLINA TEORIAS EDUCACIONAIS, PARTE DO CURRÍCULO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO PROGRAMA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE TIRADENTES/SE (UNIT). NESTE ARTIGO, A OPÇÃO FOI TRABALHAR COM AS IDEIAS DE JOHN DEWEY (1965), CENTRANDO A DISCUSSÃO, PRINCIPALMENTE, NA QUESTÃO DO CONCEITO DE EXPERIÊNCIA, POR CONSIDERÁ-LO COMO EIXO FUNDANTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARA TANTO, OPTOU-SE POR SOCIALIZAR DOIS ESTUDOS DE CASO: UM DESENVOLVIDO JUNTO A CRIANÇAS DO 2º ANO DE ESCOLARIZAÇÃO DO CENTRO EDUCACIONAL KHALIL ZAHER, LOCALIZADO NO BAIRRO BIRIGUI EM RONDONÓPOLIS/MT E OUTRO COM A TURMA DO 5º SEMESTRE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA) EM SALVADOR/BA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARTIU DA DESCRIÇÃO ANALÍTICA DE ESTUDOS DE CASO, SEGUIDA DA REALIZAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE APOIOU A FASE ESCRITA DO ARTIGO. OS ESTUDOS DE CASO EVIDENCIARAM PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS, EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO, QUE FORAM CAPAZES DE DINAMIZAR O FAZER DOCENTE, JUSTAMENTE POR TEREM SIDO PAUTADOS EM EXPERIÊNCIAS CONCRETAS QUE TIVERAM SENTIDO PARA OS SUJEITOS ENVOLVIDOS.