A AVALIAÇÃO É UMA IMPORTANTE ETAPA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AJUDANDO AO PROFESSOR IDENTIFICAR, DENTRE OUTROS FATORES, A EFICIÊNCIA DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO A PARTIR DO GRAU DE APRENDIZAGEM DO ALUNO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR ENTRE DOIS MÉTODOS AVALIATIVOS, O QUESTIONÁRIO E A APLICAÇÃO DE JOGOS, QUAL É O MAIS EFICAZ. NESSA PERSPECTIVA, FOI DESENVOLVIDO UM TRABALHO FUNDAMENTADO NA ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA, COM PROCEDIMENTOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA APROFUNDAMENTO DO TEMA, POSTERIORMENTE A CONSTRUÇÃO, EXECUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM MINICURSO E, EM SEGUIDA, A ELABORAÇÃO E A APLICAÇÃO DE DOIS MÉTODOS AVALIATIVOS, SENDO UM QUESTIONÁRIO E O OUTRO JOGOS, COMO POR EXEMPLO, O “GEO MEMORY”, “GEO DAS TRÊS PISTAS”, “CONHECENDO A AMÉRICA” E “BOMBA GEOGRÁFICA”, COM OS ESTUDANTES DE DUAS TURMAS DO 8º ANO, CADA UMA COMPOSTA POR 16 ALUNOS, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE APODI/RN, E FINALIZADO COM UM COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS. TANTO O QUESTIONÁRIO QUANTO OS JOGOS POSSUÍAM QUESTÕES RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS MINISTRADOS DURANTE A OFICINA, VISANDO REFLETIR E ANALISAR SOBRE O SUBCONTINENTE DA AMÉRICA DO SUL. COMO RESULTADO, RESSALTAMOS O INTERESSE E A MOTIVAÇÃO VISTA ENTRE OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM COM ENTUSIASMO DO MÉTODO AVALIATIVO ATRAVÉS DOS JOGOS, O QUE POSSIBILITOU UM MAIOR CONHECIMENTO ACERCA DO SUBCONTINENTE SUL-AMERICANO, QUE OS ALUNOS QUE TIVERAM SUA A AVALIAÇÃO EM FORMA DE QUESTIONÁRIO, MOSTRANDO ASSIM, A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO MÉTODO AVALIATIVO.