A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR COMO MATERIAIS INFANTIS SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO A COVID-19 ABORDAM PEDAGOGICAMENTE ESSA TEMÁTICA. PARA TANTO, OPTAMOS POR UMA INVESTIGAÇÃO DE CARÁTER QUALITATIVO E UTILIZAMOS COMO APORTE METODOLÓGICO A PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. OS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE ADOTADOS PARA A ANÁLISE DOS MATERIAIS FORAM: A) ABORDAR A TEMÁTICA DE PREVENÇÃO E/OU COMBATE A COVID-19; B) SER DIRECIONADO AO PÚBLICO INFANTIL E; C) ESTAR DISPONÍVEL NO FORMATO EBOOK EM LÍNGUA PORTUGUESA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE OS MATERIAIS ANALISADOS ABORDAM, DE FORMA PREDOMINANTE, MEDIDAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO DE CONDUTAS DE PREVENÇÃO À SAÚDE, MAS DISCUTEM TAMBÉM ASPECTOS INERENTES AO PROCESSO DE FORMAÇÃO SUBJETIVA E EMOCIONAL DAS CRIANÇAS, BEM COMO ELUCIDAM A RESPONSABILIDADE SOCIAL DELAS ENQUANTO SUJEITOS ATIVOS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA. NESSE ENTENDIMENTO, DE POSSE DOS DADOS OBTIDOS, AVERIGUAMOS QUE A PANDEMIA DE COVID- 19, SURGIDA REPENTINAMENTE NA SOCIEDADE, GERA A CRIAÇÃO DE UMA SÉRIE DE NARRATIVAS QUE ECLODEM COMO RESULTADO DA NECESSIDADE DE SIGNIFICAÇÃO SOCIAL DESSE NOVO FENÔMENO NA SOCIEDADE. NESSE UNIVERSO DE MUDANÇAS DEFENDEMOS QUE AS CRIANÇAS PRECISAM SER DEVIDAMENTE COMUNICADAS E EDUCADAS SOBRE O OCORRIDO. ESTANDO LONGE DA ESCOLA, OS MATERIAIS DISPONÍVEIS SERVEM PARA DAR SUPORTE AOS PAIS E AOS PROFESSORES QUE ATUAM À DISTÂNCIA. DESSE MODO, CONCLUÍMOS QUE EMBORA TODAS AS OBRAS ANALISADAS ABORDEM A TEMÁTICA DA COVID-19, ELAS POSSUEM ENFOQUES DIFERENTES, OS QUAIS CONTRIBUEM DE FORMAS DIFERENTES PARA A CONSCIENTIZAÇÃO E ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA.