NO MUNDO ATUAL, BUSCA-SE JOVEM QUE SEJAM CRIATIVOS, POSSAM SE POSICIONAR, QUE SAIBAM TRABALHAR EM GRUPO, DENTRE OUTRAS COMPETÊNCIAS. NESTE CENÁRIO, A ESCOLA TEM UM PAPEL DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, POIS É ATRAVÉS DAS DIVERSAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE IMPORTANTES COMPETÊNCIAS SÃO DESENVOLVIDAS. DENTRE ESTAS ATIVIDADES, A PRODUÇÃO DE VÍDEOS ESTUDANTIS NÃO SÓ TEM POTENCIAL DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS COMO TAMBÉM PROMOVE O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE. BUSCANDO COMO BASE OS ASPECTOS POSITIVOS DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA ESCOLA, ESTE TRABALHO APRESENTA ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE COMO ESTA ATIVIDADE PODE CONTRIBUIR PARA A PROMOÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. NESTA DIREÇÃO, FORAM ANALISADOS ROTEIROS E MAPAS CONCEITUAIS DESENVOLVIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE UMA TEMÁTICA RELACIONADA A ASPECTOS QUÍMICOS. OS RESULTADOS OBTIDOS CONFIRMAM O POTENCIAL DA ATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS. ALÉM DISSO, FORNECEM INDÍCIOS DE QUE HOUVE UMA APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADO ATRAVÉS DA MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MAIS DE UM CONTEXTO, TORNANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS MAIS RICOS E ESPECIFICADOS.