O PANORAMA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA APONTA PARA UM CRESCIMENTO DE OFERTAS DE CURSOS VIRTUAIS, SENDO NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E PESQUISAS QUE AUXILIEM NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). A ANÁLISE DO PERFIL SOCIOAFETIVO DO ALUNO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) É UMA DAS POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS OU RECURSOS QUE PERMITEM COMPREENDER O ESTUDANTE, COMO É O CASO DO MAPA SOCIAL (MS) E MAPA AFETIVO (MA). O MS E MA FAZEM PARTE DO AVA DA REDE COOPERATIVA DE APRENDIZAGEM (ROODA) E PODEM CONTRIBUIR NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS DAS INTERAÇÕES SOCIAIS E DOS ESTADOS DE ÂNIMO DOS ALUNOS NO AMBIENTE. ASSIM, O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MAPEAR OS POSSÍVEIS CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS RECORRENTES EM UM AVA USANDO LEARNING ANALYTICS (LA). A LA É DEFINIDA COMO A MEDIDA, COLETA E ANÁLISE DOS DADOS. O ESTUDO TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA. O PÚBLICO-ALVO FORAM 219 ESTUDANTES DIVIDIDOS ENTRE GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, PROFESSORES E IDOSOS QUE PARTICIPARAM DE ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA. PARA A COLETA FORAM EXTRAÍDOS OS DADOS DO MS E MA NO INTUITO DE IDENTIFICAR A RELAÇÃO ENTRE ESSES DOIS ASPECTOS. COMO RESULTADOS, FORAM CRIADOS CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS UTILIZANDO LA COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR NA ANÁLISE DO PERFIL DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, PERMITINDO QUE O PROFESSOR POSSA DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS CONDIZENTES COM AS NECESSIDADES DE CADA SUJEITO.