ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE DISGRAFIA E O TRABALHO DOCENTE COM METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COM O INTUITO DE DEMONSTRAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O TRABALHO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DISGRÁFICOS, ESTE TRABALHO ABORDA PRESSUPOSTOS TEÓRICOS RELACIONADOS AOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E AOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, MARCADA POR REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E POR INVESTIGAÇÃO CARACTERIZADA COMO ESTADO DO CONHECIMENTO, COM BASE NAS TESES E DISSERTAÇÕES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA VIRTUAL DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), NO PERÍODO DE 2009 A 2019, A RESPEITO DA TEMÁTICA DA DISGRAFIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRAM QUE POUCAS INVESTIGAÇÕES TÊM SIDO REALIZADAS, NO NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, SOBRE O TEMA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DISGRÁFICOS.