O CENÁRIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTÁ EM MOVIMENTO, PERPASSANDO DIVERSAS CENAS, CONTEXTOS E REALIDADES. NESTE SENTIDO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TEM SIDO INFLUENCIADA POR DETERMINANTES HISTÓRICOS, SOCIAIS E CULTURAIS. COM BASE NISSO, IREMOS AQUI PROBLEMATIZAR TAIS CENÁRIOS FORMATIVOS. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UM ESTUDO DE REVISÃO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS (TESES E DISSERTAÇÕES), QUE TENHAM COMO FOCO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MAIS ESPECIFICAMENTE, ESTUDOS COM EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. PARA ISSO, METODOLOGICAMENTE, OPTAMOS PELO ESTUDO DE REVISÃO, COM ÊNFASE NO MAPEAMENTO. INICIALMENTE, PARA A COMPOSIÇÃO DO CORPUS, FIZEMOS UMA PESQUISA NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD), TENDO, COMO CRITÉRIO DE SELEÇÃO, A SEGUINTE PALAVRA-CHAVE: EGRESSOS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. ENCONTRAMOS 88 TRABALHOS DISTRIBUÍDOS NAS REGIÕES DO BRASIL. A PARTIR DESSES DADOS, REALIZAMOS UM FILTRO QUANTO AOS ASSUNTOS MAIS ABORDADOS NAS PESQUISAS ACADÊMICAS, REVELANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO FOCO. COMO RESULTADOS, PODEMOS DESTACAR QUE A MODALIDADE DE MESTRADO ACADÊMICO TEM LIDERADO AS PESQUISAS E O MAIOR AGLOMERADO CONCENTRA-SE NO ESTADO DE SÃO PAULO. QUANTO AO ANO DE DEFESA, PODEMOS RESSALTAR O SIGNIFICATIVO AUMENTO DE PESQUISAS COM EGRESSOS, A PARTIR DE 2012.